Coerência textual consiste na garantia da relação lógica entre as ideias de um texto. Assim dizemos que um texto está coerente quando é possível entendê-lo de forma clara, sem contradições.

Para que isso ocorra no seu texto, é importante que você observe com atenção alguns pontos essenciais para a manutenção da coerência. São eles: 

  • Inter-relação entre os elementos do texto: todas as partes do texto devem estar inter-relacionadas. Ou seja, não fuja bruscamente do tema, tampouco mude bruscamente de assunto em parágrafos próximos. Tente realizar uma transição gradual entre os assuntos do texto. 
  • Progressão de ideias: fale sobre as novas faces do mesmo assunto, mas evite a repetição de ideias já mencionadas. Você deve conduzir o leitor para os demais elementos possíveis dentro do assunto em questão com cuidado para não ser prolixo e redundante.
  • Aprofundamento de conceitos: desenvolva de maneira mais aprofundada aquilo que você defende. Dizer apenas que concorda ou não ou que algo é certo ou errado, por exemplo, não basta. Explique de maneira detalhada as suas ideias.
  • Não contradição: não seja contraditório ao abordar a sua temática. Demonstre anuência em relação a um ponto de vista, pois o seu posicionamento deve ficar claro para o seu leitor.
  • Fundamentação de ideias: todo novo argumento de um texto deve estar fundamentado. Isso significa que é importante mostrar qual é o órgão, a instituição e/ou a pessoa notável que defende o mesmo que você, quais são os estudos e pesquisas que comprovam o seu argumento, quais são os exemplos reais e amplamente conhecidos que ilustram o que você defende etc.
  • Consistência e relevância: apresente argumentos consistentes, isto é, que façam sentido; e também apresente argumentos relevantes, que causem algum impacto em relação ao tema. Fuja dos clichês e dos achismos.

Tipos de coerência textual

Conheça abaixo os tipos de coerência textual mais comuns.

1. Coerência Narrativa: refere-se à relação lógica entre as partes de um texto narrativo.

Incoerência: Quando chegou à casa, Helena percebeu que havia esquecido suas chaves no trabalho. Como faltava meia hora para o escritório fechar, entrou em casa.

Coerência: Quando chegou à casa, Helena percebeu que havia esquecido suas chaves no trabalho. Como faltava meia hora para o escritório fechar, pediu rapidamente um motorista de aplicativo e foi buscar suas chaves.

2. Coerência Argumentativa: refere-se à relação lógica entre as partes de um texto dissertativo, principalmente entre os argumentos e a tese.

Incoerência: Ter uma alimentação saudável é uma das formas de prevenção à diabetes, e os cuidados com a dieta vão além de apenas evitar comer doces. Inclusive, ela é uma doença silenciosa, portanto recomenda-se procurar um médico apenas quando desenvolver sintomas. 

Coerência: Ter uma alimentação saudável é uma das formas de prevenção à diabetes, e os cuidados com a dieta vão além de apenas evitar comer doces. Inclusive, ela é uma doença silenciosa, portanto recomenda-se fazer avaliações médicas periodicamente.

3. Coerência Figurativa: refere-se à relação lógica entre as partes de um texto narrativo-descritivo, principalmente entre o assunto abordado e as figuras usadas para ilustrá-lo.

Incoerência: A festa havia sido linda e animada! Notava-se todo o capricho e cuidado da aniversariante, que pensou em cada detalhe, além da cara de sono dos convidados, os quais não duraram mais de duas horas no local.

Coerência: A festa havia sido linda e animada! Notava-se todo o capricho e cuidado da aniversariante, que pensou em cada detalhe, além da cara de felicidade dos convidados, os quais não queriam mais ir embora.

4. Coerência Temporal: refere-se à relação lógica temporal entre as partes de um texto dissertativo ou narrativo. Ou seja, os fatos devem apresentar uma sucessão lógica.

Incoerência: Quando a mãe entrou no quarto do filho, ele já havia trocado o óleo de cabelo dela por óleo de cozinha e estava jogando videogame tranquilamente. Dessa forma, a mãe pegou-o em flagrante, bem no instante dessa terrível façanha.

Coerência: Quando a mãe entrou no quarto do filho, ele estava trocando o óleo de cabelo dela por óleo de cozinha. Dessa forma, a mãe pegou-o em flagrante, bem no instante dessa terrível façanha.

5. Coerência de Registro: refere-se à uniformidade de tratamento do início ao fim de um texto. Ou seja, o nível de linguagem utilizado deve ser totalmente formal ou informal.

Incoerência: As escolas estaduais, por meio da Secretaria de Educação, promoverão a “Semana de Proteção Animal”, que vai dar o start já na próxima segunda. O secretário de Educação afirma que esse é um evento para sensibilizar os de menor sobre a necessidade de proteção e respeito aos direitos dos animal tudo.

Coerência: As escolas estaduais, por meio da Secretaria de Educação, promoverão a “Semana de Proteção Animal”, que começará na próxima segunda-feira. O secretário de Educação afirma que esse é um evento para sensibilizar as crianças e adolescentes sobre a necessidade de proteção e respeito aos direitos de todas as espécies animais.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.