Língua Portuguesa, Literatura e Alfabetização

5 figuras de linguagem super úteis para seu texto

Figuras de linguagem são úteis para seu texto

As figuras de linguagem são comuns nos textos literários

Figuras de linguagem são construções que contribuem para dar mais expressividade à escrita. Elas são muito utilizadas nos textos literários, mas também podem ser muito úteis na hora de escrever uma redação. Neste post, separei 5 delas para você conhecer melhor.

PAUSA:Antes de continuar a leitura, vale a pena você dar uma olhada no artigo que produzimos sobre os 5 objetivos de um texto. Leia e volte aqui. Seu estudo ficará muito mais completo.

1) Metonímia

É a substituição da parte pelo todo. Ela ocorre, por exemplo, quando trocamos o autor pela obra.

ex¹: Li muito Machado de Assis nos tempos de colégio.

ex²: Nada melhor do que ler um Graciliano Ramos em um dia de chuva.

2) Perífrase

Trata-se da substituição de um nome por uma característica dele.

ex¹: A Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro) sediou os primeiros Jogos Olímpicos da história da América do Sul.

ex²: O terrorismo tem abalado o velho continente (Europa).

3) Eufemismo

Consiste em suavizar a linguagem, principalmente para evitar expressões desagradáveis.

ex¹: Podemos dizer que ele não era bem provido de beleza (era feio).

ex²: Infelizmente, ele não resistiu ao acidente e descansou (morreu).

4) Hipérbole

É um uso intencional de uma expressão exagerada para dar ênfase a uma ideia.

ex¹: Ele caminhou meio mundo para chegar até aqui.

ex²: Depois do término do namoro, Maria chorou rios.

5) Silepse

Ocorre quando a concordância é realizada não com a palavra em si, mas com o ideia que se quer passar.

ex: Os empregados precisamos reagir aos abusos dos patrões. (O autor se inclui entre os empregados)

Gostou? Outra figura de linguagem que já foi abordada aqui é a elipse. Veja mais no vídeo.

1. ANTONIA EDILENE SILVA BARBOSA

Maravilhoso , esse um joinha.