Usa-se hífen com palavras iniciadas com prefixo "super" se o termo posterior começar com H ou R. Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. ✔ Nos demais casos, não há hífen. Ex: Supersalário, superbactéria, superfaturado, supermercado, superlotado, supermãe, superaquecido, etc. #DescriçãoDaImagem A imagem mostra os desenhos de três super-heróis: Mulher Maravilha, Wolverine e Batman. #TextoDaImagem Hífen com prefixo "super". #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #dicas #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #correntedobem #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

O uso do prefixo super sempre gera muitas dúvidas. Afinal de contas, os substantivos compostos com esse termo devem ou não ser separados com hífen? Neste artigo, respondemos esta questão. Vamos lá!

Com hífen

Usa-se hífen com palavras iniciadas com prefixo “super” se o termo posterior começar com H ou R.

Sem hífen

Nos demais casos, não há hífen.

Plural

Você já entendeu quando utilizar o hífen. Agora, vamos explicar como funciona o plural dos substantivos compostos com o prefixo. Vejamos:

Super-homem = Super (advérbio de intensidade) + homem (substantivo masculino).

Nesse caso, temos a junção de um termo invariável (advérbio) com outro variável (substantivo). Logo, somente o segundo termo deve ir para o plural (super-homens).

Gostou do texto? Então, assista o vídeo que fizemos sobre SOCIOCULTURAL x SOCIO-CULTURAL: