Ficção ou Não Ficção: saiba diferenciar nos concursos
Entenda as diferenças entre ficção e não ficção, com exemplos e dicas práticas para identificar esses gêneros em provas de concursos públicos.
Por: Pedro Valadares
O que é ficção?
Ficção é baseada na imaginação. Apresenta personagens, cenários e eventos inventados. Gêneros como romance, fantasia e mistério são comuns nesse grupo.
Exemplos de ficção
1) Dom Casmurro, de Machado de Assis. / 2) Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. / 3) O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. / 4) Obras que cativam pela criatividade e emoção!
O que é não ficção?
Não ficção se baseia em fatos reais. Textos informativos, análises críticas e biografias exemplificam o gênero, com foco em educar e documentar.
Exemplos de não ficção
1) Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. / 2) 1808, de Laurentino Gomes. / 3) Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. / 4) Relatos que informam e emocionam pela verdade.
Diferenças principais entre ficção e não ficção
1) Ficção: Base imaginativa e foco no entretenimento. / 2) Não ficção: Base factual e objetivo de informar ou educar.
Importância nos concursos públicos
A distinção entre ficção e não ficção é cobrada em questões que pedem análise textual. Saber identificar o objetivo do texto é essencial para respostas corretas.
Leia mais no Clube do Português
Quer dominar as diferenças entre ficção e não ficção? Confira o artigo completo no site e garanta mais acertos em sua próxima prova!