redatores e jornalistas

Um curso de português pode abrir oportunidades na sua carreira

Produtores de conteúdo convivem com o texto diariamente. Esse fato, porém, não garante que estejam livre dos erros e dos vícios gramaticais e estilísticos. Para produzir conteúdos de qualidade, é necessário um contato mais aprofundado com a língua portuguesa.

Caso contrário, as chances de escorregar em um vírgula ou de fazer bobeira com a crase crescem exponencialmente. Uma das ferramentas para saber usar bem as regras é um curso de português. Neste artigo, vou apresentar quatro benefícios que essa ferramenta pode trazer para sua vida. Vamos lá!

1) Aumenta a qualidade do seu serviço

Esse é o valor mais direto que um curso traz para sua carreira. A partir do momento que você dominar as principais regras do português, seu texto ficará melhor, mais bem estruturado e fluido.

Essas qualidades irão tornar a leitura dos conteúdos que você produz mais agradável ao leitor, o que vai ajudar a aumentar a sua própria audiência e/ou a do veículo para o qual você trabalha.

Além disso, você terá um diferencial no mercado. Muitos redatores e jornalistas, com o passar do tempo, vão deixando de lado os estudos da língua e passam a cometer erros primários. Com um conhecimento mais aprofundado, seu trabalho vai ganhar destaque no mercado em relação a quem se acomodou.

2) Aumenta sua produtividade

Esse benefício tem uma ligação direta com o anterior. Quando aprofunda seus estudos na língua portuguesa, você passa a ter menos dúvidas.

Consequentemente, menos tempo é gasto em consultas ao Google ou a outras fontes. Você ganha segurança no seu conhecimento e isso te dá maior liberdade e agilidade no momento de escrever seus textos.

Você também fica mais assertivo na hora de revisar seus conteúdos, porque sabe onde estão os possíveis equívocos gramaticais e como consertá-los. Há ainda a vantagem de você saber quais as fontes confiáveis de consulta que pode buscar quando bater um dúvida.

3) Cria uma nova fonte de renda

Como um profissional do conteúdo, você já tem um bom domínio das regras e das estruturas da escrita. Somando ao seu conhecimento prático uma base gramatical sólida, você se habilita a trabalhar também como revisor de texto.  Assim, uma nova fonte de renda se abre no seu caminho.

Em adição, você também agrega uma nova competência que é fundamental para empresas que produzem conteúdo. Isso aumenta o valor do seu passe e te permite pleitear melhores salários e oportunidades na carreira.

4) Dá segurança para rebater seu chefe ou seu cliente

Essa é, na minha opinião, a vantagem mais preciosa de todas. Todo produtor de conteúdo já teve que engolir uma “correção” que sabia que estava errada, porque não tinha argumentos suficientes para rebatê-la. Essa talvez seja uma das maiores frustrações do profissional do texto – não é verdade?

Um curso de português te empodera para defender a sua produção. E não para por aí! Com o tempo, você vai se tornando uma referência no uso da língua e passa a ter mais liberdade para aplicar seu próprio estilo nos seus conteúdos.

Além disso, seu chefe ou seu cliente passa a te respeitar mais e a discutir as questões de maneira mais igualitária.

Conclusão

O seu contato diário com a língua portuguesa não garante um texto livre de erros. Por isso, você não pode se acomodar e deve buscar estar sempre atualizado e preparado para lidar com as questões gramaticais que aparecerem pela frente.

Há várias ferramentas que podem te ajudar nessa jornada: sites especializados, gramáticas, dicionários, entre tantas outras. O curso de português tem a vantagem de já selecionar os tópicos principais, o que torna seu estudo mais eficiente, mas está longe de ser a única solução possível.

O mais importante é que você tenha em mente que, ao escolher trabalhar com produção de conteúdo, o aprimoramento dos seus conhecimentos no português nunca deve parar.

Gostou do artigo? Então, vale a pena assistir o vídeo sobre os principais malefícios que o erros de português podem trazer para sua carreira: