
Ter dúvidas na hora de usar as expressões “De mais” e “Demais” é algo muito comum. Isso porque são termos homônimos homófonos, ou seja, possuem o mesmo som, mas significados diferentes. Assim, saber diferenciá-los é fundamental para um emprego adequado.
“De mais” é uma locução adjetiva composta pela preposição “de” e o advérbio ou substantivo “mais”. Em contrapartida, “demais”, pode ser usada como advérbio de intensidade e também como pronome indefinido. Contudo, nem sempre conhecer a categoria gramatical é o suficiente para entender como o termo atua na prática.
Pensando nisso, neste conteúdo, falaremos em detalhes sobre o uso correto de “de mais” e “demais”. Acompanhe!
Tópicos deste artigo
ToggleQuando usar “de mais”?
O termo “de mais” deve ser usado para expressar quantidade ou intensidade. Trata-se de uma locução adjetiva constituída por uma preposição + um advérbio de intensidade, ou preposição + substantivo, formando uma locução adverbial. Atente-se!
Preposição + advérbio de intensidade
Quando composto por preposição + advérbio de intensidade, a preposição “de” não é exigida pelo advérbio “mais”, e sim pela regência da palavra anterior que pode ser um verbo ou um nome. Observe os exemplos:
- Ele precisa de mais dinheiro para fazer as compras.
- Ela gosta de mais salada na comida.
- Eles necessitam de mais carinho.
Nos exemplos acima, é possível notar que “de” aparece para acompanhar os verbos “precisa” “gostam” e “necessitam”, os quais exigem a preposição. Por isso “de mais”, nesses casos é escrito separado.
Locução adverbial
Como locução adverbial, o termo “de mais” são duas palavras que se transformam em advérbio criando uma única ideia. Assim, embora sejam escritas separadamente, formam um único conceito.
Neste contexto, “de mais” tem o significado de “a mais”, ou seja, antônimo de “de menos”. Atente-se aos exemplos:
- Essa roupa tem brilho de mais.
- O chefe está exigindo coisa de mais para um dia de trabalho.
- Enquanto uns colaboram de mais, outros colaboram de menos.
Para não errar, basta substituir o termo “de mais” por “de menos”. Se ele couber no contexto, pode empregar “de mais” sem receios.
Quando usar demais?
O termo “demais” deve ser usado para intensificar um verbo, um advérbio ou um adjetivo. Ou seja, para expressar algo em demasia. No entanto, ele também pode assumir a função de pronome indefinido, com a definição de “os outros”, “os restantes”. Vejamos!
Advérbio de intensidade
Como advérbio de intensidade, a palavra “demais” é usada para expressar o quão intensa é uma ação (verbo), uma circunstância (advérbio) ou uma qualidade (adjetivo). Veja os exemplos, abaixo:
- Luciano trabalhou demais esse mês; por isso, merece uma recompensa.
- A discussão dos dois está indo longe demais.
- Matheus está confiante demais para palestrar hoje.
Vale dizer que quando “demais” tem a função de advérbio de intensidade, pode ser trocado por outros advérbios de intensidade de mesma definição. Observe:
- Luciano trabalhou muito esse mês; por isso, merece uma recompensa.
- A discussão dos dois está indo muito longe.
- Matheus está bastante confiante para palestrar hoje.
Pronome indefinido
O termo “demais” também pode ser classificado como pronome indefinido. Entretanto, deve estar em contexto específico: sempre antecedido por artigo e no plural. Assim, ele se torna sinônimo de “o restante” ou “os outros”. Acompanhe os exemplos:
- A empresa selecionou cinco pessoas para a função e as demais foram dispensadas.
- Apenas vinte alunos tiraram boas notas, os demais estão de recuperação.
- Gosto de apenas três restaurantes do bairro. Os demais não me causam boa impressão.
Para não esquecer!
O termo “de mais” expressa quantidade, ou seja, algo “a mais”. A palavra é antônimo de “de menos”. Já a expressão “demais” é usada para manifestar intensidade e quantidade, isto é, “muito”, o contrário de “pouco”.
Para te ajudar a saber quando usar cada termo, preparamos uma tbaela-resumo:
De mais | – Preposição + advérbido de intensidade (contrário de “de menos”) – Locução adverbial (“a mais”) |
Demais | – Advérbio de intensidade (“muito”) – Pronome indefinido (“os restantes”) |
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.