A escrita correta da palavra é holerite, grafada com “H”. A palavra “olerite” está errada e não deve ser utilizada em nenhuma hipótese. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa da palavra. Acompanhe!
Tópicos deste artigo
ToggleQuando utilizar a palavra “holerite”?
A palavra “holerite” é um substantivo masculino e deve ser utilizada sempre que quisermos fazer referência ao contracheque, isto é, ao documento que comprova que o funcionário recebeu devidamente o seu salário. Veja os exemplos:
- Recebi o meu holerite com atraso.
- O holerite do funcionário estava em cima da mesa.
- O RH esqueceu de entregar os holerites aos empregados.
Como é possível perceber, a palavra não tem origem na Língua Portuguesa e sua escrita é a forma aportuguesada do inglês “hollerith”, usada em algumas regiões do Brasil, para se referir ao documento que certifica a quitação do pagamento feito ao colaborador de determinada empresa.
Quais são os sinônimos da palavra “holerite”?
O termo “holerite” possui poucos sinônimos. São eles:
- contracheque;
- demonstrativo de pagamento;
- recibo de vencimento.
Veja como fica a reescrita dos exemplos com a troca do termo por seus sinônimos:
- Recebi o meu contracheque com atraso.
- O demonstrativo de pagamento do funcionário estava em cima da mesa.
- O RH esqueceu de entregar os recibos de vencimento aos empregados.
Para saber mais!
O vocábulo “holerite” foi criado por Herman Hollerith, um empresário norte-americano, com o objetivo de ter uma máquina leitora de informações por intermédio de cartões perfurados, modernizando o processamento de grandes quantidades de dados.
No entanto, com o tempo, as empresas perceberam que este recurso era altamente eficaz para organizar o pagamento de seus funcionários.
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.