Estratégias Argumentativas: como a FGV cobra o tema?

As provas da Fundação Getúlio Vargas frequentemente cobram questões sobre estratégias argumentativas. Por isso, neste artigo, detalhamos as cinco mais recorrentes nas provas da banca. Também fizemos uma análise detalhada de uma questão sobre esse tema. Confira!

O que são estratégias argumentativas?

Estratégias argumentativas são recursos utilizados para convencer o leitor ou dar mais força a uma ideia defendida em um texto. Nesse sentido, elas aparecem de formas variadas, como em citações, exemplos pessoais, referências literárias, exemplos históricos e ditados populares. Cada uma dessas estratégias tem características próprias que ajudam a construir a argumentação. A seguir, vamos analisar quatro das estratégias mais comuns.

Estratégias argumentativas nas provas da FGV.

1. Citação de autoridade

A citação de autoridade, ou argumento de autoridade, é uma das estratégias mais eficazes em textos argumentativos. Ela consiste em utilizar falas ou referências de fontes confiáveis, como estudos, relatórios ou especialistas reconhecidos, para reforçar uma ideia.

Por que funciona?

Esse tipo de estratégia confere credibilidade ao texto, mostrando que o autor não está apenas expressando uma opinião pessoal, mas fundamentando sua argumentação em evidências e pessoas respeitadas.

Como identificar?

Procure por menções a instituições, estudos científicos, declarações de especialistas ou eventos amplamente conhecidos:

  • De acordo com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de fiscalização rigorosa na indústria agroalimentar aumenta os riscos de crises sanitárias.

2. Exemplo literário

O exemplo literário é usado para ilustrar argumentos com base em obras ou personagens literários. Dessa forma, essa estratégia é especialmente eficaz quando o público-alvo está familiarizado com as referências apresentadas.

Por que funciona?

Referências literárias enriquecem a argumentação ao trazer exemplos culturais que ajudam a explicar conceitos abstratos de forma concreta e acessível.

Como identificar?

Observe citações diretas ou indiretas de livros ou personagens literários:

  • Como na obra ‘A Metamorfose’, de Kafka, muitas vezes o autor reflete sobre a transformação humana, ilustrando o isolamento social.

3. Experiência pessoal

A experiência pessoal utiliza vivências do próprio autor ou narrador para reforçar um argumento. Nesse sentido, trata-se de uma estratégia que cria empatia com o leitor e confere autenticidade ao discurso.

Por que funciona?

Relatos pessoais têm o poder de conectar emocionalmente o leitor ao texto, tornando o argumento mais persuasivo.

Como identificar?

Procure por verbos na primeira pessoa e relatos diretos de experiências vividas:

  • Em uma viagem internacional, fui roubada no aeroporto, o que reforça a necessidade de atenção aos nossos pertences.

4. Ditado popular

O ditado popular, ou sabedoria popular, é uma estratégia que se apoia na sabedoria coletiva transmitida por meio de provérbios ou frases amplamente conhecidas. Nesse contexto, essa estratégia é útil para legitimar um argumento com base no senso comum.

Por que funciona?

Provérbios são facilmente reconhecidos e aceitos, o que dá ao texto uma sensação de universalidade e praticidade.

Como identificar?

Observe frases curtas, geralmente introduzidas por expressões como “como diz o ditado” ou “a sabedoria popular ensina”:

  • Economizar é essencial para o futuro, pois, como diz o ditado, quem guarda, tem.

5. Exemplo histórico

O exemplo histórico, ou fato histórico, utiliza eventos passados para reforçar um argumento. Dessa forma, ao trazer fatos históricos, o autor estabelece paralelos com o presente, demonstrando a relevância de sua argumentação.

Por que funciona?

Fatos históricos são amplamente reconhecidos e servem como lições ou alertas para situações atuais, fortalecendo a credibilidade do texto.

Como identificar?

Observe menções a datas, eventos ou períodos históricos usados como suporte para uma ideia:

  • O colapso da bolsa de 1929 ensina que a falta de regulação no mercado financeiro pode ter consequências devastadoras.

Análise de Questão sobre estratégias argumentativas

Para finalizar este artigo, vamos conferir como o tema é cobrado em provas da FGV.

FGV – 2024 – TJ-SC – Analista Administrativo

Em muitos textos argumentativos aparecem exemplos que os acompanham por ilustração, concretização ou precisão. O argumento abaixo que mostra um exemplo cujo tipo está corretamente indicado é:

a) A indústria agroalimentar necessita de uma fiscalização rigorosíssima, bastando lembrar-nos da epidemia da vaca louca para que façamos mais atenção / exemplo de uma citação como autoridade;
b) Muitas vezes autor e personagem têm pouco em comum, como mostra o caso de Charles Chaplin / exemplo literário, que mostra uma obra literária como comprovação;
c) Em algumas viagens, dependendo do lugar para onde vamos, devemos ter cuidado com as nossas coisas; eu mesma fui roubada no aeroporto de Madri / exemplo de uma experiência pessoal;
d) Guarde dinheiro para a velhice, pois, como diz o ditado popular, o amanhã está mais perto do que pensamos / exemplo por um fato real
e) A gravação de algumas cenas de novela traz sofrimentos para atores e atrizes; podemos imaginar o que sofre um personagem na gravação de uma surra que leva / exemplo histórico, em que um fato ensina para o futuro.

Resposta: Letra C

Comentário: Vamos analisar as opções com base nas estratégias discutidas para identificar o erro das demais alternativas:

Na letra A, não ocorre o uso de nenhuma citação de autoridade. O que temos é o uso da estratégia de fato histórico, que foi a epidemia de vaca louca.

Na letra B, vale pontuar que Charles Chaplin não possui nenhum livro. Toda sua obra é cinematográfica, e não literária.

Na letra D, temos o uso da estratégia de sobedoria popular ou de ditado popular. Dessa forma, não há nenhuma menção a fato real.

Por fim, na letra E, não há menção a fato histórico algum. O que ocorre é o uso de uma suposição baseada em uma situação hipotética trazida pelo autor.

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