Adjetivos com valor afetivo: como esse tema cai em concursos?

4 min de leitura

Se você vai prestar provas de concursos organizadas pelas bancas Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV), é provável que encontre questões que pedem para identificar adjetivos com valor afetivo. Por isso, neste artigo, vamos explicar esse conceito e também mostrar como resolver esse tipo de exercício. Confira!

Posição do adjetivo e mudança de sentido

O gramático Ernani Terra, doutor em Língua Portuguesa, explica que a posição do adjetivo em relação ao substantivo pode alterar seu valor semântico, ou seja, seu significado. De acordo com o pesquisador, “o adjetivo posposto ao substantivo tem valor denotativo (objetivo, descritivo); anteposto ao substantivo, tem valor conotativo (subjetivo, afetivo)”.

Em outras palavras, se o adjetivo vem antes do substantivo, ele passa a ter um caráter mais subjetivo, passa a expressar um sentimento ou julgamento. Para ilustrar esse processo, vamos analisar algumas expressões:

  • Homem grande (pessoa alta);
  • Grande homem (pessoa de valor);
  • Amigo velho (pessoa idosa);
  • Velho amigo (parceiro de longa data).

Percebeu como colocar o adjetivo antes tornou a expressão muito mais afetiva, carinhosa? Entender esse processo é mais de meio caminho andado para resolver questões desse tipo.

Outra característica importante dos adjetivos com valor afetivo é que eles têm significado positivo, ou seja, expressam algo de bom na visão de quem os utiliza.

Com essas duas informações, vai ficar bem tranquilo resolver questões sobre esse tema, como esta da Cesgranrio que veremos a seguir.

ajetivos com valor afetivo: mapa mental

Questão sobre adjetivos com valor afetivo

CESGRANRIO – 2024 – Casa da Moeda – Analista de Produção – Designer de Valores – Gravador

Texto de apoio da questão sobre adjetivos com valor afetivo.

A frase em que o adjetivo apresenta valor afetivo, a exemplo do que ocorre com “imortal”, destacado no trecho do parágrafo 3 “Django Reinhardt, imortal guitarrista do jazz”, é:

a) A verdade, meu amigo, é que as pessoas estão muito violentas ultimamente.
b) Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto.
c) Fiquei muito emocionado quando regressei à minha cidade natal.
d) Havia uma casa enorme ao lado daquela colina.
e) Ele não passa de um recente milionário.

Análise e gabarito da questão

Um primeiro passo para resolver essa questão é, seguindo os ensinamentos do professor Ernani Terra, eliminar as alternativas em que o adjetivo vem depois do substantivo. Afinal, como vimos, o adjetivo posposto tem valor denotivo, mais literal.

Feito isso, sobram as alternativas B e E:

  • Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto.
  • Ele não passa de um recente milionário.

Agora devemos lembrar do segundo critério que define os adjetivos com valor afetivo: eles devem ter sentido positivo.

Na expressão “recente milionário”, há uma caracterização neutra, indicando mais um aspecto temporal. Já em “ricas observações”, está claro o viés favorável do autor. Logo, a resposta é a letra B de bola!

Espero que esse artigo tenha sido útil! Se ficou ainda com alguma dúvida, entre em contato que vamos ajudar você!