A grafia correta da palavra é atrasado, com “s”. O vocábulo atrazado, com “z” não existe na Língua Portuguesa e, por esta razão, não deve ser utilizado.
Quando as consoantes emitem o mesmo som ao serem pronunciadas, acabam causando dúvidas na sua escrita. Isso acontece especialmente nos casos do uso de “s” e “z”. Para sanar esse tipo de questionamento de uma vez por todas, neste artigo, vamos fazer uma análise da palavra. Acompanhe!
Tópicos deste artigo
ToggleSignificado da palavra “atrasado”
A palavra “atrasado” é um adjetivo utilizado para fazer referência a uma pessoa que se atrasou. No entanto, também pode significar que algo foi adiado ou que alguém ficou para trás, isto é, não se atualizou. Veja os exemplos:
- Luciano chegou atrasado para a realização da prova.
- O processo está muito atrasado
- Os celulares deles são bem atrasados.
- A cerimônia está atrasada.
Quais são os sinônimos da palavra “atrasado”?
Alguns dos principais sinônimos da palavra atrasado são:
- demorado;
- tardio;
- vagaroso;
- antiquado;
- antigo;
- desatualizado;
- ultrapassado.
Como você percebeu, a palavra “atrasado” possui diversos sinônimos. Por isso, vamos reescrever as frases de exemplo, utilizando alguns deles. Confira:
- Luciano chegou vagaroso para a realização da prova.
- O processo está muito demorado.
- O celular dele é bem antigo.
- O sistema está desatualizado.
É possível notar que, ainda que o adjetivo “atrasado” tenha sido substituído por um sinônimo, as frases destacadas continuaram com sentido similar.
Atrasado – Do verbo “atrasar”
A palavra atrasado também pode exercer a função de particípio do verbo “atrasar”. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:
- O processo foi atrasado por conta da quantidade de medidas protelatórias.
- As mudanças necessárias não podem ser atrasadas por conta de questões pessoais.
- O início da partida será atrasado em uma hora em função da chuva torrencial.
Para não esquecer!
Sempre que tiver dúvidas quanto à grafia da palavra “atrasado”, lembre-se que “atrás” é grafada com “s”, portanto, as palavras cognatas precisam seguir a mesma regra.
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.