Conserto e concerto: as duas palavras existem na língua portuguesa. Elas, contudo, possuem significados distintos. Nesse artigo, vamos mostrar quando utilizar cada uma. Vejamos!

Conserto

Conserto, com “s”, é um substantivo masculino que é sinônimo de reparo, reforma ou emenda. Vejamos exemplos do uso dessa palavra:

• Essa casa necessita de muitos consertos.
  • É preciso fazer um conserto no carro antes da corrida.

A palavra também representa a conjugação do verbo consertar na primeira pessoa do presente do indicativo:

• Eu conserto as coisas que estragam aqui em casa.
  • Quando o chuveiro queima, eu conserto.

Vale destacar que, quando a palavra é substantivo, pronunciamos a letra “e” fechada (“consêrto”). Já quando é um verbo, o “e” é aberto (“consérto”).

Concerto

O substantivo masculino concerto é sinônimo de espetáculo musical ou de apresentação de uma orquestra. Vejamos alguns exemplos de uso dessa palavra:

• O concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo foi referenciado pela crítica.
  • Fui a um concerto ontem à noite.
  • O time é tão entrosado, que cada jogo parece um concerto.

É importante ressaltar que concerto também representa a conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativa do verbo concertar. Esse termo indica o ato de entrar em acordo, de alinhar expectativas. Vejamos alguns casos de uso desse vocábulo:

• Eu concerto todos os detalhes dos contratos que assino.
  • Eu concerto com a equipe toda a estratégia de vendas.

Destaca-se que a palavra possui duas pronúncias distintas:

• Quando é substantivo, devemos falar “concêrto”, com “e” fehcado.
  • Quando é verbo, devemos falar “concérto”, com “e”aberto.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao nosso vídeo sobre a diferença entre as palavras inepto e inapto:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site) .