As duas palavras possuem significados distintos

Entenda a diferença entre os dois vocábulos.

Qual a maneira certa de grafar a palavra: Curitiba ou Coritiba? As duas formas estão corretas, mas representam coisas distintas. Neste artigo, explicamos melhor. Vamos lá!

Curitiba

A palavra Curitiba, escrita com a letra U, é o nome da capital do estado do Paraná.

ex: O sistema de transporte público de Curitiba é um dos mais eficientes do país.

Coritiba

Já o vocábulo Coritiba, grafado com a letra O, é o nome de um clube de futebol. Trata-se do Coritiba Foot Ball Club, que está sediado na cidade de Curitiba.

ex: O Coritiba foi o campeão brasileiro de 1985.

Homônimos

As palavras Coritiba e Curitiba são homônimas homófonas. Isso significa que eles têm pronúncias iguais, mas grafias diferentes.

Quando os vocábulos são escritos da mesma maneira, mas possuem pronúncias diferentes são chamadas de homônimos homógrafos.

Ex¹: Ela tem bom gosto.

Ex²: Eu não gosto de jiló.

Há ainda os casos de palavras que possuem grafia e som totalmente iguais. São os chamados homônimos perfeitos.

Ex¹: Ele sujou a manga da camisa.

Ex²: Ela adora suco de manga.

Para complementar seu estudo, sugerimos que você assista o vídeo sobre a diferença entre hipônimos e hiperônimos: