Por que resgatar a Educação Clássica no ensino de Português?

O ensino da língua portuguesa tem passado por mudanças ao longo das décadas, mas um movimento recente busca resgatar os fundamentos da educação clássica para formar leitores mais atentos e comunicadores mais eficazes.

O projeto O Poder da Linguagem, criado pelos professores Guilherme Montoro Mellim e Fábio Gonçalves, propõe um retorno ao estudo das grandes obras literárias como pilar para o desenvolvimento intelectual e linguístico.

Nesta entrevista, o professor Guilherme explica como os clássicos moldam nosso imaginário, quais habilidades são essenciais para a compreensão de textos complexos e por que a educação clássica se diferencia do modelo atual.

Além disso, ele discute o papel fundamental do professor e da leitura comentada na formação dos alunos. Uma conversa essencial para quem busca um aprendizado mais profundo e estruturado da língua portuguesa. Confira abaixo a entrevista completa!

Entenda como a Educação Clássica pode melhorar o ensino da linguagem.

Clássicos literários e desenvolvimento do imaginário

Clube do Português: Qual o papel dos clássicos literários no desenvolvimento do imaginário das pessoas?

Guilherme Montoro Mellim: Primeiramente, é uma alegria poder responder a essas perguntas. 

Os clássicos condensam as experiências humanas mais relevantes em uma excelente forma literária e narrativa. Moldam a nossa imaginação e, portanto, a nossa ação e intelecto. 

É a partir dessas obras que podemos obter a verdadeira dimensão do homem, da variedade de tipos, personalidades e circunstâncias. Que podemos refletir as grandes histórias; antecipar as situações morais mais determinantes em nossa vida e, principalmente, compreender o nosso próximo com mais clareza e profundidade.

3 passos para ler textos complexos

Clube do Português: Que competências são necessárias para compreender textos mais longos e complexos?

Guilherme Montoro Mellim: São necessárias três “coisas”: 

a) o domínio formal da Linguagem, que é um refinamento na capacidade de perceber as diversas formas presentes num discurso, desde as mais externas e simples, como as da morfologia, passando por formas mais amplas e abstratas, como os planos de composição dos grandes gêneros literários, até chegar às profundidades da linguagem figurada e simbólica;

b) uma “cultura geral“, adquirida com o tempo, vivência e leitura, para perceber as referências históricas, geográficas, mitológicas, artísticas, filosóficas, astronômicas etc., sempre presentes nas grandes obras.

c) vontade de conhecer e entender essas grandes histórias e de participar desse diálogo milenar de grandes mentes e almas.

Educação Clássica x Educação Moderna

Clube do Português: O que é a educação clássica e como ela se diferencia do modelo atual?

Guilherme Montoro Mellim: A Educação Clássica da Linguagem foi, por muitos séculos, o modo normal de se transmitir um alto domínio da Linguagem e de introduzir o jovem numa tradição cultural mais ampla. 

Essa educação aproveita o interesse natural pelas grandes histórias para refinar as capacidades de compreensão e de expressão do aluno.

Não se separava, como hoje, a prática da redação da leitura. Ou a leitura do estudo de formas da Língua.

Além disso, há essa preocupação com a qualidade narrativa e formal das obras. As histórias selecionadas se tornam modelos que são compreendidos, admirados e amados pelos jovens.

Impacto das obras literárias no aprendizado da linguagem

Clube do Português: Como o estudo de obras literárias influencia no aprendizado da linguagem?

Guilherme Montoro Mellim: Aquilo que mais chama a atenção de uma pessoa, de qualquer idade, é conhecer uma nova história. Estamos o tempo todo entendendo o mundo e a nossa vida a partir de uma história contada por nós mesmos e pelos outros. 

Quando estamos diante de obras literárias de qualidade, sentimos um vital interesse por conhecer aquele enredo e, ao mesmo tempo, estamos expostos a um modelo excelente de uso da linguagem

Essa ocasião pode e deve ser aproveitada pelo professor para transmitir os conhecimentos necessários e desenvolver nos alunos o domínio da linguagem. 

O papel do professor na Educação Clássica

Clube do Português: Qual a importância do professor e da leitura comentada e guiada no método clássico?

Guilherme Montoro Mellim: O professor deve ser um modelo de inteligência e sensibilidade para o aluno. 

O aluno o admira e emula pois percebe nele uma espécie de pai que, amorosa e pacientemente, o guia na aquisição de certas capacidades e conhecimentos.

Os comentários, as perguntas diretas, as explicações e correções, etc. vão criando hábitos intelectuais no aluno, que o tornam cada vez mais capaz e autônomo.

Resumo da Entrevista em 5 Pontos

  1. Clássicos e Imaginação: moldam o intelecto, a ação e a compreensão do mundo.
  2. Leitura de textos complexos: exige domínio da linguagem, cultura geral e interesse.
  3. Educação Clássica x Atual: integra leitura, redação e estudo da língua.
  4. Literatura e Aprendizado: histórias bem contadas facilitam o domínio da linguagem.
  5. Papel do professor: guia o aluno com leitura comentada e estímulo intelectual.

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