Muitas pessoas utilizam eficiência e eficácia como sinônimas. Porém, elas apresentam significados distintos. Neste artigo, vamos explicar a diferença desses dois conceitos. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
ToggleGestão
Os dois vocábulos são muito utilizados no mundo da gestão de empresas e projetos. Eles estão relacionados à execução de tarefas e à resolução de problemas. Peter Drucker, uma das principais referências no mundo da administração, explica que eficiência é fazer certo as coisas e eficácia é fazer as coisas certas.
O primeiro conceito está relacionado a um desempenho otimizado em determinada tarefa, buscando utilizar da melhor maneira possível os recursos disponíveis. Isso é eficiência.
Já a eficácia está relacionada a um contexto mais amplo, em que se busca não só realizar uma tarefa de forma adequada, mas resolver definitivamente o problema.
Exemplo
Para deixar mais clara a distinção entre as duas palavras, vamos ver um caso concreto. Vamos dizer que em uma casa haja uma garrafa que está furada. Um dos moradores enche sempre a garrafa com água gelada assim que ela esvazia. Ou seja, ele está sendo eficiente nessa tarefa, buscando executá-la da melhor forma possível.
Outro morador, no entanto, decide consertar a garrafa e tapar o buraco. Logo depois, ele volta a enchê-la com água gelada. Nessa situação, ele foi eficaz, pois solucionou o problema e também foi eficiente na tarefa de colocar água no recipiente.
Resumo
Para resumir, é possível sintetizar esses dois conceitos da seguinte forma:
Eficiência – fazer da melhor formar possível o que foi demandado;
Eficácia – saber o que fazer.
ex: João foi eficiente ao limpar o quintal, mas não foi eficaz. Ele deixou o cachorro solto e ele bagunçou tudo de novo.
Veja mais: