Não devemos utilizar a vírgula na expressão “entendedores entenderão”. Neste artigo, vamos explicar o motivo do não uso do sinal de pontuação. Confira!

Sujeito e predicado

De acordo com os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra, a vírgula não deve ser usada para separar sujeito e predicado, porque esses elementos são, em regra, inseparáveis na estrutura da oração.

É o que acontece na frase “entendedores entenderão”. Nela o termo “entendedores” funcionam como sujeito da forma verbal “entenderão”. Assim, esses vocábulos não podem ser separados com sinais de pontuação.

Qual o significado da expressão “entendedores entenderão”?

A expressão é utilizada usualmente na internet para dizer que só quem conhece determinado assunto – ou é muito esperto – vai compreender determinado tópico.

Vale ressaltar, porém, que se trata de uma construção coloquial, que não deve ser utilizada em textos que demandam mais formalidade, como redações de vestibulares, e-mails corporativos, memorandos, etc.

Gíria

A expressão “entendedores entenderão” pode ser classificada como um gíria, que é a palavra ou expressão de caráter informal, usada no dia a dia, em cujo uso não se aplicam as regras da norma culta da Língua Portuguesa.

A frase é muito usada em memes, que são um gênero textual humorístico que se caracteriza pela utilização de imagens estáticas, vídeos e textos que compartilham ideias, críticas ou apenas piadas, como no exemplo abaixo:

Meme entendedores entenderão

Repetição e retórica

Para finalizar, vamos analisar a expressão “entendedores entenderão” pelo ótica da estilística.

Na frase, há o uso de uma figura de retórica chamada poliptoto, que consiste em usar a mesma palavra flexionada de formas diferentes ou vários vocábulos que são derivados da mesma palavra. No caso, há duas derivações do vocábulo “entender”.

Além disso, também há o uso de duas outras figuras de linguagem: o pleonasmo e a ironia. No primeiro caso, utiliza-se uma redundância. Afinal, que um entendedor é necessariamente uma pessoa que compreende determinado assunto. Porém, essa repetição tem como objetivo dar um tom humorístico à expressão, criando uma ironia.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com o Guia Completo da Vírgula!