Se você vai prestar algum concurso da Fundação Getúlio Vargas (FGV), então precisa saber a diferença entre especificação e explicação. Afinal de contas, em quase toda prova, a banca traz uma questão sobre esse tema.
Por isso, neste artigo, vamos ensinar como diferenciar e identificar cada um desses conceitos. Também analisaremos uma questão para entender como esse tópico aparece nas provas. Confira!
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ToggleEspecificação e Explicação: qual a diferença?
A especificação ocorre quando o texto busca identificar ou detalhar algo previamente mencionado, trazendo informações mais precisas sobre um termo ou ideia.
A explicação, por sua vez, tem como objetivo esclarecer ou justificar uma ideia apresentada, fornecendo uma razão ou consequência.
Como identificar cada caso?
Uma dica para saber se o trecho depois do sinal de pontuação é uma explicação ou uma especificação, é fazer as seguintes perguntas:
- Qual?
- Por quê?
Se a pergunta que melhor se encaixar for “qual?”, então estaremos diante de uma especificação. Em contrapartida, se “por quê?” fizer mais sentido, teremos uma explicação.
Além disso, em geral, a especificação busca apontar individualmente algo. Por isso, em geral tem o numeral “um” ou o artigo definido antes do trecho especificador.
Para entender melhor, vamos conferir alguns exemplos.
Exemplos de Especificação
- “Ele tinha um objetivo claro: terminar a maratona em menos de três horas.”
- Pergunta: Qual objetivo?
- Resposta: Terminar a maratona em menos de três horas.
- “Na bagagem, ela levou apenas o essencial: uma muda de roupas e um livro.”
- Pergunta: Qual essencial?
- Resposta: Uma muda de roupas e um livro.
Exemplos de Explicação
- “Ela decidiu sair mais cedo do trabalho: precisava buscar o filho na escola.”
- Pergunta: Por que ela decidiu sair mais cedo?
- Resposta: Porque precisava buscar o filho na escola.
- “O projeto foi adiado para o próximo semestre: a equipe não conseguiu cumprir o prazo inicial.”
- Pergunta: Por que o projeto foi adiado?
- Resposta: Porque a equipe não conseguiu cumprir o prazo inicial.
Questão de concurso sobre especificação e explicação
Para finalizar, vamos agora ver como o tema é cobrado em provas de concurso. Para isso, vamos analisar uma questão da FGV.
FGV – 2024 – TJ-MS – Analista Judiciário – Área Fim
“Mas também tem um ponto fraco: as bananeiras são geneticamente idênticas, clones umas das outras.” (Texto 1, linha fina, situada abaixo do título)
Nessa passagem, os dois-pontos introduzem uma especificação.
Dentre os usos abaixo, o único em que os dois-pontos NÃO introduzem uma especificação, e sim uma explicação, é:
a)“E já existe um: o Fusarium oxysporum.” (6º parágrafo);
b) “Mas a prática teve uma consequência terrível: os descendentes ficaram mais e mais parecidos geneticamente […]” (3º parágrafo);
c) “Isso porque os papuásios descobriram um método curioso para reproduzir a planta: bastava cortar e replantar um pedaço dela.” (9º parágrafo);
d) “Após a infecção, o solo fica contaminado por mais de 30 anos, e não há nada a fazer: o F. oxysporum é imune a todos os agrotóxicos.” (7º parágrafo);
e) “E também significa que a planta se reproduz de forma assexuada: o agricultor simplesmente corta um pedaço dela e enterra em outro lugar.” (4º parágrafo).
Análise da questão
Inicialmente, perceba que a questão pede a alternativa que NÃO é uma especificação. Logo, devemos encontrar uma explicação. Para isso, vamos analisar cada uma das alternativas.
a)“E já existe um: o Fusarium oxysporum.” (6º parágrafo)
Nesta frase, primeiramente é importante você observar que aparece o número “um”. Isso já é um grande indício de que estamos diante de uma especificação. Além disso, o trecho após os dois-pontos responde à pergunta “qual?”.
Veja: “E já existe um. Qual? Resposta: o Fusarium oxysporum.
b) “Mas a prática teve uma consequência terrível: os descendentes ficaram mais e mais parecidos geneticamente […]” (3º parágrafo);
Novamente temos o numeral “uma” no trecho antes dos dois-pontos, ou seja, meio caminho andado para ser uma especificação. Ademais, note que o trecho seguinte responde a pergunta “qual?”.
Veja: Qual consequência terrível? Resposta: os descendentes ficaram mais e mais parecidos geneticamente.
c) “Isso porque os papuásios descobriram um método curioso para reproduzir a planta: bastava cortar e replantar um pedaço dela.” (9º parágrafo);
Mais uma vez, lá está, no primeiro trecho, o numeral “um”. Como você já deve estar careca de saber, isso é uma pista importante de que estamos diante de uma especificação. Para confirmar essa suspeita, basta ver que o segundo trecho também responde a pergunta “qual?”.
Veja: Qual método curioso os papuásios descobriram? Resposta: o de que bastava cortar e replantar um pedaço dela.
d) “Após a infecção, o solo fica contaminado por mais de 30 anos, e não há nada a fazer: o F. oxysporum é imune a todos os agrotóxicos.” (7º parágrafo);
Perceba que não encontramos no trecho antes dos dois-pontos nem o numeral “um” nem o artigo definido. Então, parece que não temos uma especificação. O que confirma isso é que o segundo trecho responde a pergunta “por quê?”.
Veja: Por que não há nada a fazer? Reposta: porque o F. oxysporum é imune a todos os agrotóxicos.
Então, encontramos uma explicação. Por isso, a alternativa D é a resposta correta.
e) “E também significa que a planta se reproduz de forma assexuada: o agricultor simplesmente corta um pedaço dela e enterra em outro lugar.” (4º parágrafo).
Por fim, vamos conferir vamos agora analisar a última frase. Note que no trecho antes dos dois-pontos, não encontramos o numeral “um” nem o artigo definido. Então, nossa primeira análise não deixa claro que se estamos diante de uma especificação ou de uma explicação.
Contudo, perceba que o segundo trecho responde a pergunta “qual?”. Por isso, estamos diante de mais uma caso de especificação.
Veja: De qual forma a planta se reproduz? Resposta: o agricultor simplesmente corta um pedaço dela e enterra em outro lugar.
Resumo prático para diferenciar
- Especificação: Responde à pergunta “Qual?”, detalhando um termo ou ideia previamente mencionada.
- Explicação: Responde à pergunta “Por quê?”, justificando ou esclarecendo um acontecimento ou decisão.
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