A forma correta é feito. A palavra fazido não existe na língua portuguesa e, por isso, não deve ser utilizada. Neste artigo, vamos explicar por que só a primeira forma está certa. Vejamos!

Particípio

Antes de avançarmos, vamos revisar o que é o particípio. Trata-se de uma das formas nominais do verbo. Ele indica uma ação já terminada e apresenta, em geral, terminação “-ado” ou “-ido”.

ex: comprado, marcado, pagado, passado, partido, morrido, etc.

Em determinadas situações, o particípio pode exercer a função de adjetivo ou advérbio.

Particípio regular x Particípio irregular

Os verbos podem ter um de dois tipos de particípio: regular e irregular. Eles também podem ser verbos abundantes (possuem os dois tipos de particípio).

Por um lado, o particípio regular é terminado em “-ado” ou “-ido”. A maior parte dos verbos apresenta esse tipo de particípio, como vimos acima.

Por outro lado, o particípio irregular, na maior parte das vezes, é formado pelo radical do verbo e pelos sufixos “-to” e “-so”.

ex: escrito, pago, visto, feito, coberto.

Já os verbos abundantes são aqueles que têm ambos os tipos de particípio.

ex: impresso x imprimido, morrido x morto, salvado x salvo, pago x pagado.

Feito

Nesse contexto, destaca-se que fazer não é um verbo abundante, ou seja, ele tem só uma forma de particípio, que é o particípio irregular feito. Assim, vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

• Ele já tinha feito todo o trabalho quando chegamos.
  • Isso deveria ter sido feito ontem à noite.
  • Você já deveria ter feito seu dever de casa.

Gênero

Para finalizar, vale ressaltar que o particípio pode ser usado como adjetivo ou substantivo. Nesse sentido, ele pode apresentar flexão de gênero e de número:

• As tarefas já foram todas feitas.
  • Feita a fundação, podemos começar a construir a casa.
  • Todos os trabalhos precisam ser feitos ainda esta semana.

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.