Perífrase é um recurso que consiste na troca de uma expressão mais curta por outra mais longa. Assim, uma conjugação perifrástica  é aquela que utiliza mais de um verbo para expressar a ideia.  Ela é formada por um verbo principal no infinitivo ou no gerúndio e um verbo auxiliar.
PAUSA: Se você não sabe o que é gerúndio e infinitivo, vale a pena ler primeiro o texto que fizemos sobre as formas nominais dos verbos. Você vai entender melhor este post aqui.

Verbos auxiliares

Os verbos auxiliares mais utilizados nas conjugações perifrásticas são: começar, ter, ir, haver, dever, estar, continuar, acabar.

Formações

A conjugação perifrástica pode ser formada de duas formas: 1) Verbo auxiliar + gerúndio do verbo principal ex: Estou começando a entender melhor o mundo. 2) Verbo auxiliar + preposição + verbo principal no infinitivo ex: Depois de refletir, ela acabou por mudar de curso. 3) Verbo auxiliar + infinitivo ex: João pode sair do hospital ainda hoje.

Funções

As construções perifrásticas conferem alguns significados específicos como:

a) Finalização de uma atividade

Acabar + preposição + infinitivo ex: Ele acabou de terminar as tarefas. Deixar + preposição + infinitivo ex: Ela deixou de ir à cidade dos pais depois que se mudou.

b) Começo de uma atividade

Começar + preposição + infinitivo ex: Maria começou a trabalhar esta semana.

c) Possibilidade

Poder + infinitivo ex: Se você não estudar, pode reprovar.

d) Simultaneidade

Estar + preposição + infinitivo Estar + gerúndio ex¹: Eu estava a ler, quando o entregador de pizza chegou. ex²: eu estava lendo, quando o entregador de pizza chegou.

e) Necessidade

Ter + preposição + infinitivo ex: Tenho que trabalhar para sustentar minha família.

f) Certeza

Haver + preposição + infinitivo ex: Com trabalho duro, hei de atingir meus objetivos.

g) Proximidade de realização

Estar + preposição + infinitivo ex: Estou para começar uma nova história.

h) Intenção futura

Ir + infinitivo ex: Vou arrumar o quarto amanhã.

Conclusão

A conjugação perifrástica não é uma simples substituição de um verbo por outros dois. Ela tem função específica na escrita. Por isso, use-a conscientemente.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua. * Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.