“Não paire dúvidas” ou “Não pairem dúvidas”: qual a forma correta?

4 min de leitura

Afinal de contas, a forma correta é “não paire dúvidas” ou “não pairem dúvidas”? Neste artigo, vamos explicar a conjugação correta nessa construção e também fazer uma análise do verbo pairar. Vejamos!

Sentido figurado

Primeiramente, vale destacar que, no caso em análise, temos um exemplo de uso de linguagem figurada. No caso de “pairar”, que originalmente significa “ficar suspenso no ar”, no uso figurado, o termo passa a significar algo como “existir”, “subsistir” ou “permanecer”.

Por isso, surgem construções como:

  • “Não paire dúvidas sobre este assunto.”
  • “Não pairem dúvidas sobre este assunto.”

Mas… qual é a correta?

Qual é o sujeito da oração?

Para saber qual a conjugação adequada do verbo, é preciso identificar o sujeito da oração. Para isso, primeiro temos que colocar os termos na ordem direta.

  • Dúvidas não pairem sobre este assunto.

O verbo “pairar” está se referindo a “dúvidas”, que é um substantivo no plural. Sendo assim, a regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito em número (singular ou plural).

Portanto, o correto é: “Não pairem dúvidas sobre este tema.”

Qual a origem do erro?

O uso no singular — “não paire dúvidas” — ocorre por analogia a construções impessoais muito comuns na língua, como:

  • “Não há dúvidas.”

Além disso, é possível que algumas pessoas, por conta da inversão da ordem direta, interpretem o verbo “pairar” como uma oração impessoal, ou seja, sem sujeito determinado. Nesse caso, o substantivo “dúvidas” seria visto não como sujeito, mas como objeto direto do verbo.

Vale destacar, porém, que não é este o caso, porque “pairar” nessa construção é um verbo intransitivo. Por isso, não pede complemento.

Regência do verbo pairar

O verbo pairar pode ser intransitivo ou transitivo indireto. De acordo com o dicionário Dicio, ele pode:

  • Ser intransitivo, significando “manter‑se no ar” ou “permanecer suspenso”.
  • Ser transitivo indireto, por exemplo, “demonstrar indecisão: pairar entre duas oportunidades”

Nesse segundo caso, o verbo exige uma preposição, como em “pairar entre”; já no uso figurado de “permanecer”, atua como intransitivo, sem objeto. Em ambos os sentidos, o verbo não admite objeto direto — ou seja, não se diz “pairar dúvidas” como se dúvidas fossem objeto direto, mas sim “pairar sobre dúvidas” quando indicamos onde o verbo age.

No caso da frase “não pairem dúvidas”, trata‑se de uso figurado, intransitivo: não há preposição porque “dúvidas” é o sujeito da ação, e o verbo concorda com a palavra no plural.

Resumo prático

  • “Não paire dúvidas” — Incorreto. Não faz a devida concordância verbal.
  • “Não pairem dúvidas” — Correto. Verbo no plural concordando com “dúvidas”.

Conclusão

Falar e escrever corretamente é muito mais do que uma questão de estética, é uma questão de clareza e precisão na comunicação. Saber que o correto é “não pairem dúvidas” ajuda não só na escrita formal, mas também na construção de um discurso mais consistente e seguro.

Agora que você aprendeu, tenho certeza de que não pairarão dúvidas sobre esse tema.