Você sabia que nem todo ponto é ponto final? No dia a dia, costumamos usar uma classificação única para todas as situações. Contudo, dependendo do contexto, podemos ter diferentes denominações. Por isso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre ponto final, ponto parágrafo e ponto continuativo. Vejamos!
Tópicos deste artigo
TogglePonto parágrafo
De acordo com o professor Fernando Pestana, o ponto parágrafo é aquele que encerra um período e a ele segue outro período em linha diferente. Em outras palavras, é aquele que encerra um parágrafo.
Veja um exemplo abaixo retirado do conto “A carteira” de Machado de Assis:
Ponto continuativo
Ainda segundo o professor Pestana, o ponto continuativo é aquele que encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo. Ele não abre uma nova parte do texto, apenas dá seguimento à concatenação de períodos.
Veja abaixo mais um exemplo tirado do conto de Machado:
Ponto final
Chegamos enfim à denominação mais conhecida. O professor Pestana explica que o ponto final é aquele que encerra o texto de fato. Ele vem depois do último e derradeiro período de uma redação. Depois dele, não há mais nada.
Veja como isso ocorre no conto de Machado de Assis:
Resumo
Para ajudá-lo a fixar o conhecimento, preparei o resumo abaixo:
- Ponto parágrafo – encerra um parágrafo e dá início a outro;
- Ponto continuativo – encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo;
- Ponto final – é o último ponto de um texto.
Gostou do artigo, então vale a pena conferir o vídeo que fiz sobre 5 etapas para escrever um texto nota 10:
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.
*