Rédea e rédia são duas palavras que existem na língua portuguesa. Contudo, elas possuem significados muito diferentes. Neste artigo, vamos mostrar a definição e quando usar cada um desses termos. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleRédea
Rédea é o instrumento utilizado para montar animais, como cavalos e touros. O dicionário Aulete traz a seguinte definição para a palavra: “correia presa ao freio e com que se conduz a montaria ou o animal de tração”.
O termo é um substantivo feminino uniforme. Isso significa que ele não possui variação de gênero. É usado sempre na forma feminina.
ex: A mãe levava a educação das crianças na rédea curta.
O vocábulo tem origem no latim retina, que significa reter, reprimir, conservar, manter, guardar.
Rédia
Rédia é uma palavra que vem do campo da biologia. Segundo o dicionário Priberam, ela indica a terceira fase larvar dos vermes trematódeos, produzida a partir de um esporocisto.
Uma curiosidade interessante é que o termo surgiu do sobrenome do biólogo italiano Francesco Redi, que viveu entre os anos de 1626 e 1697. Ele é um dos pioneiros do estudo da biogênese, teoria em que se admite a formação de qualquer ser vivo somente a partir de outro ser vivo preexistente.
O vocábulo rédia é formado, então, por derivação sufixal: o nome Redi + o sufixo “-ia”, que é muito utilizado no âmbito das ciências (biologia, zoologia, zootecnia).
Trata-se também de um substantivo feminino uniforme.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo sobre a diferença entre vultoso e vultuoso: