Técnica Pomodoro: o que é como aplicar nos estudos?

Algumas técnicas podem ser eficientes para todas as áreas da vida. A Pomodoro é uma delas. Isso porque para uma melhor organização da rotina ou para um estudo mais eficaz, métodos de gerenciamento de tempo como esse são fundamentais. 

A Técnica Pomodoro é simples e eficaz. Ela garante o fim da procrastinação e das distrações, ajudando na produtividade. Se você precisa de uma ferramenta assim para se dedicar mais aos estudos, continue a leitura do artigo e saiba mais sobre ela!

O que é a Técnica Pomodoro?

A Técnica Pomodoro é um método de estudo baseado no gerenciamento de tempo. Embora ela possa ser usada para qualquer atividade, costuma se destacar no aprendizado. Isso porque a proposta é combinar períodos de estudo com pequenas pausas, fazendo com que o cérebro absorva melhor as informações. 

Assim, cada bloco de estudo é chamado de Pomodoro, tomate em italiano, e possui 25 minutos de produtividade com 5 minutos de pausa. No entanto, após quatro intervalos consecutivos, os intervalos podem se tornar mais longos, com até 15 minutos. 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Como dito acima, a Técnica Pomodoro funciona com base em blocos de produtividade e descanso, ou seja, são 25 minutos de estudo e 5 minutos de pausa.

Imagem ilustra o funcionamento da técnica pomodoro.
Imagem do site da Unoeste.

Para colocá-la em prática, você precisa apenas de uma lista do que fazer e um timer ou cronômetro para a contagem do tempo. Assim, você deve criar a sua lista de tarefas e dividir o tempo de estudo em períodos de 25 minutos, também chamados de “pomodoros”. A cada período completo, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. 

Desta forma, quando o timer tocar, indicando o fim dos primeiros 25 minutos, você faz um X nas tarefas concluídas ou anota a porcentagem realizada. Após isso, faça um breve intervalo de 5 minutos. Aproveite a pausa para um café e desconecte-se de tudo relacionado a sua tarefa.

É importante que a cada quatro ciclos completos, a pausa seja mais longa, isto é, entre 15 a 30 minutos. Os intervalos entre os pomodoros são fundamentais para elevar a capacidade do cérebro de assimilar e reter conteúdos. 

Além disso, você também tem a autoridade para adaptar o tempo, fugindo do método clássico. Isso porque o ideal é que você encontre o seu ponto de equilibro e tenha maior agilidade. 

Origem da Técnica Pomodoro

Criada no fim dos anos 80, por Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro foi muito testada antes de se tornar o que é. Na época, o criador era estudante universitário e buscava por um método que o ajudasse a se concentrar nos estudos. 

Assim, ele passou a usar um timer de cozinha em formato de tomate para gerenciar melhor o tempo de suas tarefas. Vale dizer que ele testou diferentes blocos, iniciando com 2 minutos e estendendo até 1 hora.

Contudo, ele notou que períodos muito longos não ajudavam a manter o foco. Foi então que os 25 minutos se tornaram o tempo ideal para as necessidades dele. Com essa experiência Francesco percebeu que a técnica era uma aliada contra a procrastinação e ansiedade.

A ideia por trás do método é que o timer inspire senso de urgência em vez de tempo disponível para o estudo. Isso porque quanto mais você tem tempo de sobra, maiores são as chances de você desperdiçá-lo com distrações. 

Quem pode usar a Técnica Pomodoro?

Como já mencionado, a Técnica Pomodoro foi idealizada para melhorar a procrastinação e evitar distrações. Assim, as pessoas com tendência a adiar suas tarefas são as que mais se beneficiam. 

É importante destacar que o método é eficiente para as atividades escolares, profissionais ou pessoais. Entretanto, para os estudantes, ele tende a ser ainda mais eficaz por possibilitar ao cérebro uma maior capacidade de assimilação e absorção de conteúdo.

Dito isto, se você sofre na hora de estudar para provas ou vestibulares, a Técnica Pomodoro pode ajudar a diminuir a ansiedade e aumentar a concentração. 

Quais são os benefícios da Técnica Pomodoro aos estudantes?

A Técnica Pomodoro proporciona diferentes benefícios aos estudantes. Podemos destacar os pontos mencionados no livro do criador do método. São eles:

  • ampliação do foco e da concentração;
  • redução da ansiedade e das distrações;
  • melhoria no ciclo de estudos;
  • maior organização diária;
  • melhor gerenciamento de tempo.

Outros artigos relacionados ao tema