Língua Portuguesa e Literatura para o Enem

Viagem x Viajem – quando utilizar cada um?

Saber quando usar a palavra “viajem” com J e “viagem” com “G” é um questionamento muito comum, uma vez que se trata de duas palavras homófonas. Ou seja, que possuem o mesmo som, mas não a mesma definição.

No entanto, embora as duas palavras estejam corretas e existam na Língua Portuguesa, “viajem” é uma forma verbal, e “viagem” é um substantivo. Assim, uma é usada em terceira pessoa do plural, no presente do subjuntivo ou modo imperativo. Enquanto a outra faz referência ao ato de viajar.

Neste artigo, você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Viagem x Viajem: quando usar cada palavra?

Quando usar “viajem”?

A palavra “viajem”, grafada com J, deve ser usada quando o verbo “viajar” está conjugado na 3ª pessoa do plural, no presente do subjuntivo ou no modo imperativo. Observe:

Presente do subjuntivo

• Que eu viaje
  • Que tu viajes
  • Que ele/ela/você viaje
  • Que nós viajemos
  • Que vós viajeis
  • Que eles/elas/vocês viajem

Modo Imperativo

• Eu –
  • Tu viaja
  • você viaje
  • nós viajemos
  • vós viajai
  • eles/elas/vocês viajem

Exemplos com viajem

• Torço para que elas viajem em segurança. (presente do subjuntivo)
  • Deus queira que eles viajem ainda hoje.  (presente do subjuntivo)
  • Não viajem sem me consultar! (modo imperativo)
  • Vocês nunca foram para a praia? Viajem para lá e curtam as férias! (modo imperativo)

Quando usar “viagem”?

O substantivo “viagem”, escrito com “G”, deve ser usado para indicar o ato de viajar como passeio ou deslocamento, por exemplo.

Além disso, também pode indicar uma alteração por uso de drogas. Inclusive, a palavra “viagem” também pode ser substituída por seus sinônimos e ainda aparecer tanto no singular, quanto no plural.

Acompanhe os exemplos a seguir!

Exemplos com viagem

• Nossa viagem foi a melhor de todas.
  • Nosso passeio foi o melhor de todos.
  • Fiz duas viagens no ano passado.
  • Fiz dois passeios no ano passado.
  • De lá para cá é uma grande viagem.
  • De lá para cá é um grande percurso

É possível notar que os exemplos acima fazem referência ao ato de viajar e/ou se deslocar. Agora, vejamos os exemplos com a palavra “viagem” com o significado de alteração pelo uso de drogas.

É importante mencionar que muitas pessoas usam o termo “viagem” como gíria. Observe:

• Lucas curtiu uma viagem depois que tomou aqueles remédios.
  • Lucas curtiu um barato depois que tomou aqueles remédios.
  • Aquela festa foi uma viagem.
  • Aquela festa foi um barato

Resumo

Para finalizar este artigo, preparamos uma tabela-resumo de quando usar cada termo?

Viajem verbo “viajar” conjugado na terceira pessoa do plural, no presente do subjuntivo ou no modo imperativo.
Viagemsubstantivo que expressa o ato de viajar

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.

1. Maria

Bacana.