À toa, a toa e atoa são três expressões que existem no nosso idioma. O português é uma língua riquíssima e também cheia de similaridades. Muitas palavras se parecem entre si, mas podem apresentar sentidos totalmente diferentes, o que soa contraditório. Contudo, é justamente essa complexidade que enriquece o idioma.
Neste artigo, vamos explicar o uso dos termos, demonstrar a diferença entre eles — que vai além da grafia — e citar exemplos para esclarecer a forma correta de empregar cada um deles nas frases.
Tópicos deste artigo
ToggleResumo: À toa, a toa ou atoa: qual a forma correta?
Por mais incrível que pareça, as três formas existem e estão corretas, cada uma com sentidos distintos. Vamos ver abaixo quando usar cada uma delas e como empregar corretamente a crase no termo à toa. Antes, vamos conferir um resumo do significado de cada expressão:
Expressão | Significado |
À toa | Locução adverbial ou adjetiva que significa estar desocupado ou a reboque. A crase é obrigatória. |
A toa | Artigo feminino “a” seguido do substantivo “toa”, que significa uma corda ou cabo de aço usado para puxar embarcações. |
Atoa | Conjugação na terceira pessoa do singular do verbo “atoar” no presente do indicativo |
Quando usar à toa?
À toa é uma locução adverbial ou adjetiva e significa estar desocupado ou a reboque. A crase é obrigatória em todas as locuções da língua portuguesa cujo núcleo seja feminino. Assim, outras locuções começadas com “a” também levam crase, como à mão, à vista.
Exemplos de uso
- Ele passou o dia inteiro à toa, sem nem mesmo ir ao trabalho.
- Estava à toa no avenida e o meu amor me chamou, para ver a banda passar, cantando coisas de amor.
- Fique calmo, não precisa ficar bravo à toa.
- São um bando de gente à toa que só servem para fazer algazarra.
Quando usar a toa?
A expressão “a toa”, com a mesma grafia mas sem a crase, é formada pelo artigo feminino “a” e o substantivo toa, que, de acordo com o dicionário, significa uma corda ou cabo de aço usado para puxar embarcações.
Exemplos de uso
- Nos portos as embarcações são rebocadas com a toa.
- Essas lanchas devem ser puxadas com a ajuda da toa.
Quando usar atoa?
Já o termo atoa é a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo atoar no presente do indicativo. E seu significado é o ato de rebocar uma embarcação utilizando a toa, substantivo mencionado acima.
Exemplos de uso
- Vamos usar esse cabo de aço para prender a lancha que atoa essa embarcação.
- O prático atoa navios todos os dias.
Erros comuns no uso de “A Toa”
Muitas pessoas desconhecem que “a toa” são duas palavras independentes e confundem com a expressão à toa, que significa estar desocupado. Então, é recorrente ver pessoas que, em vez de utilizar corretamente a locução adverbial ou adjetiva com a crase no “a”, acabam escrevendo a toa sem saber seu real significado.
Porque à toa não tem hífen?
A mudança ortográfica de algumas palavras, realizada pelo Novo Acordo Ortográfico de 2009, suprimiu o hífen do termo à toa, que anteriormente era escrito como à-toa. Isso ocorreu para que todos os países de língua portuguesa pudessem unificar seu rico vocabulário, eliminando as diferenças na grafia das palavras.
Quais são os sinônimos de à toa e atoa?
O sinônimo de à toa é desocupado ou a reboque, enquanto o sinônimo de atoa é rebocar ou puxar.