O objetivo deste texto é mostrar o passo a passo de uma análise sintática. Vamos lá!
PERÍODO: As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
1º PASSO: Identificar o número de orações
Para fazer isso, é necessário encontrar os verbos.
As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares, já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Identificamos dois verbos. Ou melhor, uma locução verbal (poderão fazer) e um verbo (condiciona).
2º PASSO: Analisar cada oração separadamente
ORAÇÃO 1: As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares.
Toda oração é formada por um sintagma nominal e outro verbal. Grosso modo, sintagma é um conjunto de termos gramaticais inter-relacionados.
Nesse caso, temos:
Sintagma nominal: As redes estaduais;
Sintagma verbal: poderão fazer adaptações preliminares.
Sujeito: As redes estaduais
Núcleo do sujeito: redes
Adjunto adnominais: ‘as’ e ‘estaduais’.
Predicado verbal: poderão fazer adaptações preliminares.
Núcleo do predicado: poderão fazer (locução verbal transitiva direta)
Objeto direto: adaptações preliminares
Núcleo do OD: adaptações
Adjunto adnominal: preliminares.
ORAÇÃO 2: O Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sintagma nominal: O Ministério da Educação
Sintagma verbal: condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Sujeito: O Ministério da Educação
Núcleo do sujeito: Ministério;
Adjuntos adnominais: ‘o’ e ‘da Educação’;
Predicado verbal: condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Núcleo do predicado: condiciona (verbo transitivo direto e indireto);
Objeto direto: a implementação de pontos da reforma;
Núcleo do OD: implementação;
Adjunto adnominal: a
Complemento nominal: de pontos da reforma;
Objeto indireto: à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).;
Núcleo do OI: conclusão.
Complemento nominal: da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
E a conjunção?
Você deve ter percebido que, na análise, não aparece a locução conjuntiva “já que”. Isso ocorre, porque as conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática.
Contudo, a conjunção tem um papel fundamental para identificar a relação entre as orações. Vejamos.
PERÍODO: As redes estaduais poderão fazer adaptações preliminares [ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA] , já que o Ministério da Educação condiciona a implementação de pontos da reforma à conclusão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA EXPLICATIVA].
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