Cesárea ou Cesária – qual a forma correta?

A forma correta de escrever a palavra é cesárea ou cesária? Neste artigo, explicamos a grafia certa do vocábulo. Vamos lá!

Com E ou com I?

A grafia do substantivo, que se refere ao procedimento cirúrgico para extração de um feto por meio de um corte, é “CESÁREA“, com “e”.

Muitos acreditam que o vocábulo seja escrito com “i” por fazerem uma associação com seu sinônimo “cesariana“.

ex1: A médica que faria a cesárea da minha irmã precisou viajar.
ex2: A médica que faria a cesariana da minha irmã precisou viajar.

Origem da palavra

A palavra vem do latim “caedere“, que significa cortar. Já a crença popular associa a origem do vocábulo ao imperador romano Júlio César, que teria nascido por meio desse tipo de cirurgia.

ATENÇÃO! A palavra “cesária” também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente. Ela é usada para descrever um aparelho, semelhante a uma tesoura, feito para cortar cartões e metais.
Ex: Precisamos comprar uma nova cesária para a gráfica.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre ASSENTO e ACENTO:

Outros artigos relacionados ao tema