Quando queremos expressar algo além do perceptível durante a produção textual, é comum que façamos o uso de alguns recursos. Esses recursos são conhecidos como efeitos de sentido. Eles podem se manifestar por intermédio da ambiguidade, duplo sentido, ironia e humor. Neste artigo, vamos analisar cada um deles. Confira!
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A ambiguidade ocorre quando uma mesma palavra ou expressão apresenta mais de uma interpretação. É um recurso que pode ser usado de duas maneiras:
- como um mecanismo expressivo, especialmente em textos humorísticos ou de publicidade;
- como um erro de construção textual, dificuldade a clareza da mensagem.
Isso significa que a ambiguidade pode tanto ser utilizada com um propósito, quanto sem intenção alguma. Nos casos de textos argumentativos, jornalísticos, didáticos e outros de caráter informativo, ela é considerada um erro. Isso porque, nesses tipos de texto, a mensagem precisa ser o mais objetiva possível. Observe um exemplo:
A declaração da imagem acima ilustra a ambiguidade como um erro de construção textual, uma vez que é possível ter a impressão que a modelo Gisele Bundchen está chamando a mãe de galinha e o pai de peixe.
Contudo, o que ela realmente quis dizer é que sentia falta da galinha e do peixe que a mãe e o pai faziam, isto é, da refeição que eles preparavam.
Já em tirinhas com sarcasmo ou em textos publicitários, a ambiguidade pode ser bem-vinda, pois faz com que o leitor explore as duas possibilidades, como é o caso do exemplo abaixo:
Na tirinha, fica claro que a mulher não entendeu a indagação do médico, que se referia ao estado de saúde dela. No entanto,o efeito de sentido foi usado de forma proposital para mostrar que os “corruptos” levaram tudo o que a mulher tinha.
Duplo sentido
O duplo sentido é um recurso muito comparado com a ambiguidade. No entanto, a diferença é que a ambiguidade nem sempre é intencional, enquanto o duplo sentido é sempre planejado, especialmente em campanhas de publicidade, visando chamar a atenção e promover o humor.
Normalmente, o duplo sentido precisa do conhecimento de mundo do leitor ou ouvinte para que a referência seja devidamente compreendida. Atente-se a propaganda:
Embora seja possível notar que a propaganda acima faz menção ao não uso de drogas, também fica claro o seu duplo sentido. Uma vez que ela fez referência ao técnico Dunga não usar “craques”, ou seja, bons jogadores em campeonatos brasileiros.
Ironia
Um outro efeito de sentido muito utilizado é a ironia, que consiste no uso de determinada palavra ou expressão que, em um contexto diferente do habitual, dispõe de um novo sentido. Normalmente, ela tem a intenção de provocar humor. Observe o exemplo:
No outdoor acima, fica claro que a propaganda faz referência às pessoas que dirigem bêbadas, ou seja, a ironia foi construída com base na possível morte provocada por um acidente de trânsito. A coroa de flores nada mais é que aquela colocada sobre o caixão.
No entanto, na construção de um texto, a ironia pode aparecer de três formas: ironia verbal, ironia dramática/satírica ou ironia de situação como foi o caso do exemplo da propaganda acima.
A ironia verbal ocorre quando algo é dito com a intenção de expressar outro significado, diferente do literal, como por exemplo:
- Seu trabalho foi tão bem-feito que você até foi demitido!
Já a ironia dramática/satírica trata-se dos efeitos de sentido que são retratados nos textos literários, quando um personagem pratica ações das quais o leitor já sabe que não serão benéficas.
Humor
Grande parte dos exemplos que citamos tem um efeito de sentido em comum: o humor. São as situações cômicas ou humorísticas que dispõem da característica do efeito surpresa, ou seja, o humor acontece quando ocorre algo fora do esperado.
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