As formas corretas são “logo, logo” e “já, já”, com vírgula. Neste artigo, vamos explicar qual regra de pontuação é aplicada a esse caso. Confira!
Tópicos deste artigo
TogglePalavras repetidas
Na língua portuguesa, a vírgula deve ser utilizada para separar elementos repetidos em um enunciado. Vejamos alguns exemplos:
- Logo, logo, vou chegar à cidade onde nasci.
- O evento de comemoração de 50 anos da empresa começa já, já.
- Aqui não tem discussão. É pão, pão, queijo, queijo.
- Esse vestido da noiva é lindo, lindo.
- Ontem à noite, cheguei em casa com muita, muita, muita fome.
Locuções
As expressões “logo, logo” e “já, já” são locuções adverbiais de tempo. As locuções são termos formados por duas ou mais palavras que exercem a função de um advérbio.
Para finalizar, vale destacar que, quando essas expressões estão no início da frase, a vírgula após essas locuções, por serem de curta extensão, é facultativa:
- Logo, logo eu chego em casa.
- Logo, logo, eu chego em casa.
- Já, já eu vou para a escola.
- Já, já, eu vou para a escola.
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com o Guia Completo da Vírgula!