Apesar de as palavras perto e próximo serem em geral sinônimas, há três tipos de diferenças entre elas: na estrutura das palavras, nas classes gramaticais e no sentido. Neste artigo, vamos mostrar quais são. Confira!

Classificações e significados

Para entendermos as diferenças entre as duas palavras, precisamos primeiro conhecer seus significados e suas classificações morfológicas.

Perto

A palavra perto é um advérbio de lugar, que indica que algo está a pouca distância, na vizinhança.

ex: Minha casa fica perto.

O termo também dá origem à locução prepositiva “perto de” e à locução adverbial “de perto”.

ex: A estação do metrô fica perto de uma padaria.

ex: Tive que olhar de perto para entender a letra de Sofia.

Próximo

A palavra próximo pode ser usada como adjetivo, substantivo ou advérbio. Ela indica algo que está perto no tempo e no espaço. Também pode indicar algo que vem em seguida.

Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

  • Eu vou descer no próximo ponto de ônibus. (adjetivo)
  • O meu ponto de ônibus é o próximo. (substantivo)
  • Márcia mora próximo daqui. (advérbio)

Diferenças entre “perto” e “próximo”

Para finalizar, vamos conferir as diferenças entre os termos perto e próximo. Há três tipos de distinções entre as duas palavras: diferenças relacionadas à estrutura das palavras, diferenças relacionadas à classe gramatical e diferenças semânticas. Vejamos cada uma delas.

Diferenças na estrutura das palavras

As diferenças relacionadas com a estrutura das palavras são as mais aparentes. Nesse contexto, os dois termos se distinguem pela quantidade de sílabas: perto é díssilabo (duas sílabas) e próximo é trissílabo (três sílabas).

Além disso, as palavras também se diferenciam com relação ao acento tônico. Perto é uma palavra paroxítona (a penúltima sílaba é a tônica) e próximo é uma palavra proparoxítona (a antepenúltima sílaba é a tônica) e por isso recebe o acento agudo.

Diferenças nas classes de palavras

Morfologicamente, perto é classificado em geral como advérbio. Isso signifca que o vocábulo não apresenta flexão de gênero (masculino e feminino) nem de núrmero (singular e plural).

Por sua vez, próximo pode exercer as funções de substantivo e de adjetivo. Essas duas classes de palavras apresentam tanto flexão de número (próximos) quanto de gênero (próxima).

Diferenças semânticas

Há duas diferenças semânticas (de sentido) entre os dois termos. A primeira é que próximo, além de indicar proximidade, também pode ser empregado com o sentido de algo que vem posteriormente.

ex: Gustavo é próximo paciente a ser chamado.

A outra distinção é que a palavra perto é usada para indicar distanciamento físico, em um sentido mais concreto. Já o vocábulo próximo pode retratar uma relação mais afetiva, mais abstrata.

ex: Eu sou mais próximo da minha mãe que da minha irmã.

Perceba que, na frase acima, próximo não poderia ser substituído por perto, ou seja, nesse contexto, a palavras não são sinônimas.

Resumo

Na tabela abaixo, sistematizamos todas as diferenças entre as duas palavras:

Diferenças entre “perto” e “próximo”
PERTOPRÓXIMO
Estrutura da palavraDissílaba e paroxítonaTrissílaba e proparoxítona
Classe de palavrasAdvérbioSubstantivo, adjetivo e advérbio
SentidoDistância física (concreta)Distância física e afetiva (abstrata)