Rescisão x Recisão – qual a forma correta?

Afinal, a forma correta é rescisão ou recisão? Neste artigo, vamos mostrar a grafia adequada para essa palavra. Confira!

A forma correta é rescisão, com “sc”. A palavra recisão, só com “c”, não existe na língua portugesa e, por isso, não deve ser utilizada. Neste artigo, vamos falar sobre a origem e classificação da palavra. Vejamos!

Por que rescisão se escreve com “sc”?

A palavra rescisão vem do latim rescindere, que significa abolir, cortar, arrancar. O termo nasce da união do prefixo “re-” (“para trás”) como verbo “scindere” (“cortar”, “separar”).

É essa origem etmológica do vocábulo que justifica sua escrita com “sc”, e não apenas com “c”. É importante ressaltar que a mesma dinâmica vale para o verbo rescindir.

Classificação e formação

Vale destacar que rescisão é um substantivo feminino formado pelo processo de derivação regressiva do verbo rescindir.

De acordo com o dicionário Priberam, a palavra indica a anulação (de um contrato), rompimento, ab-rogação. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

• Depois de ser colocado na reserva, o atleta pediu a rescição do seu contrato com o clube.
  • rescisões amigáveis e litigiosas. Nesse sentido, o melhor caminho é optar pelas primeiras.
  • A multa para recisão do contrato é de R$10 milhões.

Outros artigos relacionados ao tema