A imagem mostra um mapa e, em cima dele, há um boneco de um homem com uma mala com a mala levantada.
Os dois conceitos são ou não são sinônimos?

Muita gente usa os termos povo e população como sinônimos, mas será que eles têm o mesmo significado? Neste artigo, vamos explicar a diferença entre esses dois conceitos. Vamos lá!

População

As distinções entre essas duas palavras vêm mais do mundo jurídico do que do dicionário em si.

Segundo a professora Nathália Masson, população é um conceito numérico. Nesse sentido, ele indica a quantidade de pessoas que vivem em determinado território.

Assim, é irrelevante se o indivíduo é ou não um nacional daquela localidade. A população abrange aqueles que nasceram naquele local, mas também todos os outros estrangeiros que vieram de outros destinos, mas que lá estão naquele momento.

Povo

povo é conjunto de pessoas que são oriundas de determinado local, independentemente de onde esses indivíduos vivam atualmente.

Por exemplo, um brasileiro que mora nos Estados Unidos faz parte do povo brasileiro, mas não da população do Brasil. Em outras palavras, ele nasceu no país, porém mora em outro lugar.

Resumo

  • População – todas as pessoas que estão em um determinado território
  • Povo – todas as pessoas nacionais de determinado país.

Gostou do texto? Então, vale a pena você assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre INEPTO e INAPTO:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .