Reveillon, Réveillon ou Reveion: qual a forma correta?

Reveillon, Réveillon ou Reveion? A forma correta da escrita da palavra é Réveillon. No entanto, essa é uma dúvida comum que ocorre todo fim de ano. Afinal, como convidar alguém para comemorar o Ano-Novo, sem saber escrever a palavra de forma correta?

Para sanar este questionamento, de uma vez por todas, continue a leitura deste artigo!

Reveillon, Réveillon ou Reveion: qual a forma correta?

Réveillon, reveillon ou reveion: como se escreve?

A forma correta da escrita da palavra é Réveillon, com a inicial maiúscula e acento na primeira sílaba. Trata-se de um substantivo masculino de origem francesa que faz referência à festividade de fim de ano. 

Veja alguns exemplos com a palavra Réveillon:

  • Minha família vai passar o Réveillon na praia.
  • Tudo pronto para o nosso Réveillon?
  • O nosso Réveillon será inesquecível. 
  • Já compramos as nossas roupas para o Réveillon.

Vale destacar que por ser uma palavra estrangeira, o ideal é escrevê-la sempre em itálico ou usando aspas para referenciar o estrangeirismo. 

O que significa Réveillon? 

A palavra Réveillon é um substantivo masculino de origem francesa. Ela é derivada do verbo “réveiller” que significa “despertar”, “acordar”. Por esta razão, é usada para referenciar as festividades que marcam o início de um novo ano. 

Vale dizer que antes de ser uma palavra usada para representar o Ano-Novo, Réveillon também nomeava as demais comemorações que viravam a noite. Essa denominação ocorreu em meados do século XVII. 

Entretanto, por volta do século XIX, Réveillon se tornou uma palavra quase universal nos países ocidentais que celebravam a festividade do Ano-Novo. A cultura da França, inclusive, passou a ser ensinada nas escolas brasileiras, dando ainda mais ênfase ao termo. 

Acento em Réveillon 

Embora a palavra Réveillon tenha acento agudo na primeira sílaba, o correto é pronunciar o “e” como uma vogal fechada. Isso porque, na língua francesa, o acento agudo indica o oposto da língua portuguesa, ou seja, na França só se pronuncia o “é” quando este recebe o acento grave “è”. 

Galicismo

O professor Pasquale Cipro Neto explica que réveillon é um caso de galicismo ou francesismo. Trata-se da incorporação de palavras oriundas das línguas gaulesa e francesa ao português.

ATENÇÃO: Galicismo se refere à região de Gália e não de Gales. Esta está localizada na região onde está atualmente a França, já aquela é uma parte do Reino Unido.

Outros artigos relacionados ao tema