A imagem mostra uma bandeira azul e amarela, onde está escrito:
Tem ou não tem acento?

A forma correta de escrever o nome deste país do Leste Europeu é Ucrânia, com acento circunflexo. Neste artigo, vamos explicar qual regra de acentuação se aplica a esse caso. Também vamos falar sobre a origem da palavra. Vejamos!

Duas regras

Há palavras que, por serem terminadas em ditongos crescentes, podem ser classificadas tanto como paroxítonas quanto como proparoxítonas. É o caso da palavra Ucrânia:

  • U-crâ-nia (paroxítona);
  • U-crâ-nia (proparoxítona).

Nesse contexto, o uso do acento circunflexo pode ser justificado por duas regras distintas. No primeiro caso, a acentuação se justifica pelo fato de estarmos diante de um paroxítona termina em ditongo crescente.

No segundo, o acento ocorre pelo fato de que todas as palavras proparoxítonas na língua portuguesa serem acentuadas.

Vale destacar que, no idioma ucraniano, o nome é escrito sem acento e com a letra “k”: Ukraina.

Qual a origem da palavra Ucrânia?

A palavra vem do eslavo antigo “ukraina”, que significa “terra de fronteira”. É interessante ressaltar que a denominação só começou a ser adotada em larga escala pelos próprios ucranianos a partir do século XIX.

Antes disso, eles se referiam a si mesmos como Rusynys, em referência aos Rus, os primeiros povos eslavos que se estabeleceram na região onde hoje ficam a Ucrânia e a Rússia.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.