Afinal, qual o plural da palavra cuscuz? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida e faremos uma análise completa da palavra. Vejamos!

Plural

Em regra, o plural dos termos terminados em “z” é feito acrescentando a terminação “-es”. É o que acontece com a palavra cuscuz, cujo o plural é cuscuzes.

Vejamos outros exemplos de vocábulos que seguem essa mesma flexão: cruz/cruzes, avestruz/avestruzes, luz/luzes, paz/pazes, algoz/algozes, etc.

Exemplos com cuscuzes

  • A cozinheira preparou dois cuscuzes: um doce e um salgado.
  • Há diferentes tipos de cuscuzes pelo Brasil.
  • Apesar de ter comido dois cuscuzes no jantar, ainda continuei com fome.

Significado e origem

De acordo com o dicionário Aulete, o substantivo masculino cuscuz tem dois significados principais:

  • Doce cozido no vapor, feito com tapioca, farinha de arroz ou milho, leite, leite de coco e açúcar.
  • Bolo salgado e bem condimentado cozido no vapor e feito com farinha de milho, legumes, peixe e camarão, ou galinha e ovos cozidos.

Vale destacar que o termo vem da palavra árabe kuskus. Aliás, na língua portuguesa, há várias palavras que vieram do árabe, como arroz, azougue, azulejo, açougue, entre outras.

Essa influência se deve ao longo período de domínio dos mouros na Península Ibérica, que abrange Portugal e Espanha. Esse grupo ficou do século VIII ao XV na região, deixando marcas tanto no idioma português quanto no espanhol.

Variação diatópica

Uma curiosidade com relação à palavra cuscuz é que, dependendo do lugar, ela pode indicar uma comida doce (principalmente no Nordeste) ou salgada (principalmente no Sudeste).

Essa mudança de significado é chamada de variação diatópica, que são alterações que ocorrem na semântica e na sintaxe da língua em virtude das diferenças entre as regiões.

*

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.