Os verbos ser e ir são chamados de anômalos. Neste artigo, vamos explicar o que significa essa classificação e por que esses termos recebem essa denominação. Vamos lá!
Radical
Antes de explicar os verbos anômalos, é preciso apresentar o conceito de radical. Trata-se do elemento significativo e básico dos vocábulos. Veja as palavras abaixo:
Gato;
Gatinho;
Gatuno.
O elemento gat é o radical. Ele é responsável pelo aspecto significativo que conecta as três palavras.
Anômalos
Agora que você já conhece o significado do radical, fica fácil entender o que é um verbo anômalo. É aquele que, durante a conjugação, sofre alteração do radical – diferentemente do que ocorre com os verbos regulares. Observe:
Verbo IR
Eu vou
Tu vais
Ele vai
Nós vamos
Vós ides
Eles vão
Verbo SER
Eu sou
Tu és
Ele é
Nós somos
Vós sois
Eles são
O gramático Napoleão Mendes de Almeida explica que essa variação ocorre, porque o verbo IR provém de outros três verbos latinos (ire, vadere, e fugere) e o verbo SER nasce de outros dois verbos do latim (esse e sedere). As conjugações anômalas refletem essa origem múltipla. Gostou do texto? Então, você vai curtir o vídeo que fizemos sobre a diferença entre RATIFICAR e RETIFICAR: * Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.
Professor de português e revisor de texto com mais de 13 anos de experiência. Consultor em revisão de texto da Câmara Legislativa do Distrito Federal e aprovado em mais de 10 concursos públicos. Licenciatura em letras, graduação em comunicação social e especialização em revisão textual e significação da linguagem.