Na língua portuguesa, os verbos podem ser classificados em relação a sua significação. Neste artigo, vamos tratar de uma dessas classificações: os verbos imitativos. Vamos lá!
Imitação
Também conhecidos como onomatopaicos, os verbos imitativos são aqueles que expressam a ação dos substantivos que lhes dão origem. Veja abaixo alguns exemplos:
balança – balançar;
gralha – gralhar;
latim – latinizar;
serpente – serpentear;
grego -grecizar.
Onomatopeia
A onomatopeia, a qual os verbos imitativos se assemelham, é um tipo de formação de palavra, que consiste em reproduzir determinado som. ex1: Peguei meu reco-reco e fui pro samba. ex2: Ela despertou ao som do bem-te-vi. Gostou do texto? Então, vale a pena assistir o vídeo abaixo sobre o verbo PREFERIR: * Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.
Professor de português e revisor de texto com mais de 13 anos de experiência. Consultor em revisão de texto da Câmara Legislativa do Distrito Federal e aprovado em mais de 10 concursos públicos. Licenciatura em letras, graduação em comunicação social e especialização em revisão textual e significação da linguagem.