A domicílio x Em domicílio

5 min de leitura

O correto é a domicílio ou em domicílio? Há uma polêmica em relação a essas duas expressões. Neste artigo, vamos explicar melhor essa questão e mostrar quando utilizar cada uma das locuções.

Resumo

ExpressãoUsoExemplos
a domicílioUsada com verbos ou substantivos regidos pela preposição “a”, geralmente em contextos que indicam movimento ou deslocamento para o local.– Neste mercado, eles levam as compras a domicílio.
– Foi conduzida a domicílio por policiais.
em domicílioUsada com verbos ou substantivos regidos pela preposição “em”, geralmente em contextos que indicam permanência ou realização de algo no local.– Entregar em domicílio exige uma taxa extra.
– O atendimento em domicílio devem ser agendados com antecedência.

 

Em x A

Entrega a domicílio ou em domicílio

Antes de avançarmos, vale analisar as preposições que compõem cada uma das expressões.

Segundo o dicionário Priberam, a preposição “em” indica relação de lugar. Já a preposição “a” representa uma ideia de  movimento.

Essas definições são importantes para compreendermos o uso das duas locuções. Vejamos!

Em domicílio

De acordo com o gramático Domingos Paschoal Cegalla, quando utilizamos verbos que não dão noção de movimento, devemos usar a locução adverbial em domicílio.

  • Eu atendo em domicílio.
  • Damos aulas em domicílio.

Nesse caso, a ideia é que a pessoa atende no local, e não que se dirige ao local para atender. Ademais, vale destacar que a mesma regra vale para os termos derivados de verbos que não indicam deslocamento e também para aqueles que que dão ideia de algo mais estático (ex: atendimento, entrega, realização, operação, etc).

A domicílio

Com os verbos que indicam a noção de movimento (trazer, enviar,  ir, conduzir, dirigir-se), utilizamos locução adverbial a domicílio.

  • Esta carta deve ser enviada a domicílio.
  • Levamos compras a domicílio.

Nesse caso, também vale a regra para vocábulos derivados de verbos que denotam movimento (ex: envio, ida, deslocamento, etc).

Atendimento a domicílio ou em domicílio?

No Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa (p.23), Cegalla explica que, “na língua corrente, informal, a locução adverbial a domicílio é hoje usada, indistintamente, com verbos que indicam movimento ou não”.

Por isso, há uma corrente de gramáticos que, em respeito ao que foi consagrado pelo uso, entende que as duas expressões podem ser usadas como sinônimas.

Logo, estaria correto dizer “atendimento a domicílio” ou “atendimento em domicílio“.

Contudo, os estudiosos mais apegados à norma-padrão rejeitam essa interpretação e dizem que somente a segunda forma é que está gramaticalmente adequada. Em outras palavras, para o segmento mais tradicionalista dos gramáticos normativos, apenas “atendimento em domicílio” está correto.

A domicílio x À domicílio

Em regra, não se usa crase antes de palavras masculinas, porque não há uma fusão entre a preposição “a” e o artigo feminino “a”. Por isso, a forma correta é a domicílio, sem o acento grave.

Contudo, destaca-se que há uma exceção a essa norma. É quando expressão “à moda” está subentendida.

Ex: Ele se vestia à Luiz XIV (à moda de Luiz XIV).

Mapa mental

Para ajudar você a se lembrar de todas as regras, preparamos um mapa mental sobre o tema:

Mapa mental: em domicílio x a domicílio

Referência

  • Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, Domingos Paschoal Cegalla, p.23

*

Gostou deste texto? Aprofunde ainda mais seus conhecimentos com nosso guia completo da crase.

Compatilhe: