Bicho-de-pé x Bicho de pé – tem hífen?

A forma correta é "bicho-de-pé" ou "bicho-de-pé"? Neste artigo, vamos mostrar se a expressão tem ou não tem hífen. Confira!

A forma correta é de escrever o nome do inseto é bicho-de-pé, com hífen. Neste artigo, vamos mostrar qual regra se aplica a esse caso. Confira!

Nome de insetos

De acordo com a Reforma Ortográfica, devemos utilizar o hífen com termos que se referem ao reino das plantas ou dos animais. É exatmaente o caso de bicho-de-pé.

Vamos conferir mais algumas palavras que seguem a mesma regra: fava-de-santo-inácio, cobra-capelo, formiga-branca, andorinha-do-mar, cobra-d’água, erva-doce, mico-leão-dourado, abóbora-menina, couve-flor, erva-doce, feijão-verde, bênção-de-deus, erva-do-chá, ervilha-de-cheiro.

Definição

A expressão bicho-de-pé é um substantivo composto masculino, formado pela união dos substantivos “bicho” e “pé” conectados pela preposição “de”.

A palavra denomina, segundo o dicionário Priberam, o inseto díptero da família dos tungídeos (Tunga penetrans), frequente em regiões quentes, que se pode introduzir na pele dos hospedeiros e provocar ulcerações.

ex: As crianças sempre voltavam com bicho-de-pé da fazenda.

Qual o plural de bicho-de-pé?

Quando um vocábulo composto é formado por dois substantivos conectados por uma preposição , somente a primeira palavra deve ir para o plural. Asssim, o plural de bicho-de-pé é bichos-de-pé.

ex: Encontrei dois bichos-de-pé no pé do meu filho.

*

Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o Guia Completo do Hífen.

Outros artigos relacionados ao tema