As duas formas estão corretas. Tanto chimpanzé quanto chipanzé estão de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar melhor essa questão. Vejamos!

Significado

As palavras chimpanzé ou chipanzé, segundo o dicionário Aulete, denominam os grandes macacos antropoides da família dos pongídeos, encontrados nas florestas equatoriais da África, de corpo peludo e braços longos.

O termo tem origem em um dialeto congolês e chegou ao português por meio da língua francesa.

O vocábulo é um substantivo epiceno. Isso significa que ele possui apenas um gênero. Em geral, esse tipo de substantivo refere-se a animais. A distinção dá-se pelo designação macho ou fêmea.

ex: Chimpanzé/Chipanzé macho e chimpanzé/chipanzé fêmea.

Acentuação

A palavra é oxítona. Isso quer dizer que a sílaba tônica é a última. Na língua portuguesa, todas as oxítonas terminadas em “e” são acentuadas.

ex: chipanzé, chulé, mané, picolé.

Formas gráficas variantes

Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes. Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social.

*

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.