Clichês: conceito, exemplos e como evitar em provas discursivas

Se você está se preparando para concursos públicos, sabe que as provas discursivas são uma oportunidade valiosa para mostrar seu conhecimento e sua habilidade com a escrita. No entanto, o uso de clichês pode prejudicar a originalidade e a qualidade do texto, deixando uma impressão ruim para o avaliador. Neste artigo, explicaremos o que é um clichê, como identificá-lo e, mais importante, como evitá-lo em redações de concursos.

O que é um clichê?

Clichês são frases ou expressões tão usadas que perdem impacto e originalidade. Nesse sentido, em provas discursivas, os clichês são especialmente prejudiciais, porque podem fazer com que seu texto pareça genérico ou pouco criativo. Exemplos comuns incluem:

  • “Chover no molhado”
  • “A união faz a força”
  • “Não adianta tapar o sol com a peneira”

Essas expressões, embora possam ser compreendidas rapidamente, não adicionam valor argumentativo nem mostram domínio do vocabulário, algo muito importante para avaliadores de provas discursivas.

Impacto dos clichês em provas discursivas

Por que os clichês são prejudiciais em provas de concursos?

Os avaliadores de concursos buscam textos que demonstrem originalidade, clareza, pensamento crítico e capacidade de análise e arugmentação. Dessa forma, usar clichês pode passar a impressão de que o candidato não tem domínio suficiente do tema ou está optando por uma abordagem simplista.

Veja um exemplo:

  • Com clichê: “A educação é a base de tudo, e a sociedade só melhora quando investimos nela.”
  • Sem clichê: “O fortalecimento do sistema educacional impacta diretamente indicadores sociais, como a taxa de desemprego e os índices de criminalidade.”

Enquanto o primeiro exemplo soa genérico, o segundo apresenta um argumento mais elaborado e específico.

Como identificar clichês na sua escrita?

Ao revisar seu texto, pergunte-se:

  1. Essa frase é muito usada no dia a dia ou em redações comuns?
  2. Estou usando essa expressão porque não sei como explicar melhor o que penso?
  3. Essa ideia reflete um pensamento profundo ou apenas um lugar comum?

Se as respostas forem “sim”, é provável que você esteja diante de um clichê.

Como identificar clichês em provas discursivas.

Estratégias para evitar clichês em redações e provas discursivas

Agora vamos conferir três estratégias para mapear e eliminar clichês da sua escrita. Confira:

1. Substitua clichês por argumentos específicos

Sempre que possível, troque frases genéricas por argumentos baseados em dados ou evidências.

Exemplo:

  • Clichê: “A saúde é um direito de todos.”
  • Reescrita: “A saúde pública, conforme assegurado pela Constituição Federal no artigo 196, deve ser universal, equitativa e integral, o que exige políticas efetivas para alcançar esses princípios.”

2. Use exemplos práticos

Incorporar exemplos reais demonstra que você conhece o tema e enriquece sua redação.
Exemplo:

  • Clichê: “É preciso lutar por igualdade.”
  • Reescrito: “O aumento da representatividade dentro das universidades deve ser uma pauta prioritária para o governo. Nesse contexto, a política de cotas se mostra com uma ação eficiente para reduzir a desigualdade no acesso ao ension superior.”

3. Prefira expressões originais

Evite fórmulas prontas e procure expressar suas ideias com clareza e criatividade.

Exemplo:

  • Clichê: “Quem planta, colhe.”
  • Reescrito: “As políticas públicas bem planejadas, como a reforma tributária, tendem a gerar benefícios duradouros para a economia nacional.”

Como estruturar sua redação sem clichês?

Introdução

Evite frases introdutórias genéricas, como “Desde os primórdios da humanidade…” ou “Nos dias de hoje…”. Em vez disso, comece contextualizando o tema.

Exemplo:

  • Genérico: “Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em nossas vidas.”
  • Original: “A revolução tecnológica do século XXI alterou a dinâmica das relações humanas, do trabalho ao lazer.”

Desenvolvimento

Use argumentos sólidos e evite frases feitas. Assim, sempre que possível, inclua dados ou exemplos que fortaleçam sua posição.

Exemplo:

  • Clichê: “A educação transforma o mundo.”
  • Reescrito: “De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o aumento do acesso ao ensino médio reduziu a evasão escolar em 15% nos últimos cinco anos.”

Conclusão

Fuja de encerramentos previsíveis, como “Por isso, concluímos que…”. Prefira finalizar reforçando a relevância do tema e propondo soluções.

Exemplo:

  • Genérico: “Portanto, a educação é a chave para o futuro.”
  • Original: “Portanto, o fortalecimento do ensino público, aliado à formação continuada de professores, é essencial para enfrentar os desafios da desigualdade educacional no Brasil.”

Conclusão

Evitar clichês é um passo importante para construir redações e provas discursivas mais sólidas e originais. Lembre-se de que avaliadores valorizam a clareza, a profundidade e a capacidade de argumentação do candidato.

Ao substituir frases genéricas por ideias concretas e bem elaboradas, você demonstra domínio do tema e habilidade na escrita, o que pode fazer toda a diferença na sua pontuação.

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