Coco, côco e cocô: qual a forma correta

água de coco

Neste artigo, apresentamos mais um caso em que palavras com grafias praticamente idênticas possuem significados totalmente distintos, como já vimos ocorrer em várias outras palavras do vocabulário português.

Hoje, vamos esclarecer todas as dúvidas que são comuns entre aqueles que precisam escrever uma dessas palavras e ainda não sabem quais delas existem no nosso idioma — palavras que, além da grafia, têm sons muito semelhantes. Não restará mais dúvida depois de terminar esta leitura.

Coco, Côco e Cocô – Entenda as Diferenças

Agora vamos esclarecer as dúvidas sobre quais dessas palavras estão corretas e seus significados.

O que é “Coco”? (definição e uso)

A palavra coco, que significa o fruto da árvore coqueiro, é escrita exatamente assim, sem acento, e sua grafia está correta. Também pode ser usada de forma informal como sinônimo de cabeça ou de uma figura folclórica, o bicho-papão, que assusta as crianças.

Exemplos:

  • Vamos tomar uma água de coco?
  • Um dos ingredientes do cuscuz é o coco.
  • Bati com meu coco na parede.
  • As crianças estão assustadas e com medo do coco aparecer.

O que é “Côco”? (a importância do acento diferencial)

Essa palavra não está correta; embora muitas pessoas a utilizem para se referir ao coco, fruto do coqueiro, acreditando que precisa de acento, o acento circunflexo não é necessário de acordo com as regras de acentuação da nossa língua.

O que é “Cocô”? (explicação e contexto de uso)

A última das três palavras, cocô, está correta e é usada como sinônimo de fezes ou para se referir a algo ruim.

Exemplos:

  • O bebê fez cocõ e precisa trocar a fralda.
  • Essa reforma ficou um cocô. 

Entendendo as regras de acentuação 

Para entender melhor a situação das palavras coco e cocô, basta relembrar as regras de acentuação.

Oxítona 

As palavras oxítonas têm a sílaba tônica na última posição e levam acento quando terminadas em “a”, “e” ou “o”. Por isso, a palavra cocô leva acento circunflexo.

Paroxítona

Para entender a ausência de acento na palavra coco (fruta do coqueiro), basta saber que ela é uma paroxítona, com a sílaba tônica na penúltima posição. Vale ressaltar que as palavras paroxítonas acentuadas são aquelas terminadas em “r”, “x”, “n”, “l”, “ps”, “om”, “ons”, “um”, “uns”, “ã”, “ãs”, “ão”, “ãos” e ditongos orais, por isso coco não recebe acento.

Como usar a palavra cocô de outras formas?

Na linguagem informal, tão característica da cultura brasileira, a palavra cocô, além de significar fezes, é usada para indicar situações e coisas ruins.

Exemplo

  • Essa festa de ontem foi um cocô.
  • Minha vida está um cocô.
  • Este filme é um cocô.

Dica bônus: Chapéu-coco x Chapéu coco?

De acordo com a Reforma Ortográfica de 2009, o hífen precisa ser empregado entre substantivos compostos, sem preposição, quando as duas palavras juntas formam uma unidade com significado próprio. Chapéu-coco é um tipo específico de chapéu.

Continue seus estudos e assista à aula completa sobre CRASE que preparamos para você:

***

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a nossa Bibliografia Selecionada de Gramática e Escrita.

Outros artigos relacionados ao tema