Acento agudo
Entenda quando utilizar o acento agudo

 

Num idioma tão rico e cheio de palavras com a mesma grafia, empregar corretamente a acentuação gráfica é fundamental para a construção de um texto correto, limpo e de fácil compreensão.

Dominar a acentuação gráfica é crucial para professores, alunos, escritores, jornalistas, redatores e profissionais de uma maneira geral. Compreendendo as regras de acentuação  da língua portuguesa é possível dirimir qualquer dúvida sobre que palavras devem ou não ser acentuadas, e na hora de redigir um texto, seja para um e-mail , redação ou mesmo uma matéria jornalística, passar a informação de forma clara e precisa ao leitor.

Neste manual vamos esclarecer mais sobre os tipos de acentos utilizados na língua portuguesa, sua importância, como utilizá-los, a diferença entre palavras com sílabas tônicas e palavras acentuadas e dar exemplos em frases para uma melhor compreensão.

Acentuação gráfica: o que é e sua importância na escrita

Os acentos são extremamente importantes para a interpretação correta de textos e na diferenciação de palavras que possuem a grafia idêntica e sentidos diferentes, de acordo com os acentos ou a inexistência deles. Os acentos indicam a sílaba tônica das palavras.

Mas vale ressaltar que palavras com sílabas tônicas e acentos gráficos são duas coisas diferentes. Os acentos são símbolos utilizados sobre letras, nas sílabas tônicas, porém nem todas as sílabas tônicas, ou as sílabas que são ditas com maior ênfase, devem ser acentuadas.

Ou seja, todas as sílabas acentuadas são tônicas, mas nem todas as sílabas tônicas são acentuadas. Como exemplo podemos citar as palavras pelo (através de) e pêlo. De grafia idêntica, ambas possuem a mesma sílaba tônica, porém apenas pêlo (de animais ou pessoas) leva o acento.

Uso dos acentos gráficos 

Na língua portugues temos três diferentes tipos de classificação de palavras quanto à acentuação: 

Palavras oxítonas 

São oxítonas as palavras cuja sílaba tônica é a última, mas nem sempre levam acento, apenas as terminadas em “a”, “e” e “o”. 

Exemplos: café, cajá, totó, cafeteria.

Paroxítonas 

As paroxítonas possuem a penúltima sílaba tônica. Não é sempre que são acentuadas, somente quando terminarem em r, l, n, x, ps, um. 

Exemplos: nível, látex, fórum, caneta.

Proparoxítonas 

A primeira coisa a saber das proparoxítonas que vai ajudar na sua identificação mais facilmente é que sempre são acentuadas. E sua sílaba tônica é a antepenúltima, a três sílabas da última. 

Exemplos: proparoxítonas, rápido.

Monossílabo tônico 

São palavras que apresentam em sua estrutura uma única sílaba e são acentuadas quando terminadas em: “a, “as “,”e “,””es “, “O” e “os”. 

Exemplos: nó, pá, pé. 

Quais os tipos de acentuação gráfica?

Temos no portugues quatro tipos de acentos:

  • Acento agudo – o acento mais comum na nossa língua é utilizado apenas sobre as vogais das sílabas tônicas, indicam uma pronúncia mais aberta. 

Exemplos: pássaro, remédio, vovó.

  • Acento circunflexo – também utilizado apenas sobre as vogais, indica a sílaba tônica e uma pronúncia mais fechada. 

Exemplos: ênfase, pirâmide, vovô.

  • Acento grave – Não provoca alteração na pronúncia, e é utilizado sobre as vogais: à, è e ò, indica a sílaba tônica e também é empregado para evitar a formação de hiatos. 

Exemplos: às vezes. A formação de “à” se deve à junção do artigo definido feminino “a” com a preposição “a”.

  • Til – Indica um som anasalado, utilizado nas vogais “a” e “o”, acompanhadas ou não de “s”. Exemplos: ladrão, xamã, funções.

Como usar corretamente os diferentes tipos de acento?

Vamos agora explicar mais sobre as regras de acentuação envolvendo agudos em ditongos, hiatos, acento grave, circunflexo e o til.

O uso do acento agudo em paroxítonas terminadas em ditongo crescente

De acordo com o novo acordo ortográfico, as paroxítonas terminadas em ditongo crescente são consideradas como proparoxítonas aparentes, e devem ser acentuadas. 

Exemplos: espécie, fúria, telescópio.

O uso do circunflexo em algumas palavras com vogais tônicas fechadas 

O acento circunflexo é utilizado sobre as vogais “a”, “e” e “o” em sílabas tônicas fechadas, em monossílabas, oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. 

Exemplos: têm, você, ônus, ênfase.

O uso do til em palavras que possuem nasalização

O til funciona como um anasalisador de consoantes, seu uso transforma uma vogal oral em nasal. Podemos ver as palavras “Ana” e “anã” como exemplo. Ambas possuem a mesma grafia, mas com  til, o sentido e a pronúncia são modificados.

O uso do acento grave 

Ocorre quando existe a contração do artigo feminino “a” ou “as” com a preposição “a”. Exemplos: à, às. Vamos sair à uma hora. 

Vamos dar presentes às crianças.

Hiatos

Hiatos ocorrem quando duas vogais se encontram na palavra, porém não permanecem na mesma sílaba. Sua acentuação se dá quando separadas, as vogais ficam em sílabas diferentes, acompanhadas do “s” ou não. Apenas o  “i” e o “u” devem receber o acento. 

Exemplos: Egoísta (e-go-ís-ta); juízo (ju-í-zo).

Já quando o “i” precede o “nh” não é utilizado o acento. Exemplos: Bainha; moinho.

Outra exceção é quando o “i” e o “u” são precedidos de um ditongo, e não devem ser acentuados. Exemplos: baiuca; feiura.

Exemplos do uso dos diferentes tipos de acento

Com o novo acordo ortográfico, mudanças ocorreram na acentuação. 

Para que o portugues se torne uma língua de compreensão mais fácil por todos os países que o utilizam, um acordo com regras gramaticais foi criado, e com isso, algumas palavras sofreram mudanças com relação à acentuação.

Como no caso das palavras paroxítonas com ditongo aberto deixaram de levar o acento. Exemplos: heroico, ideia, jiboia.

Porém, a maioria das regras segue a mesma, e para fixar melhor as regras, é necessário praticar e ter uma fonte de consulta em caso de dúvidas.

Com os quatro tipos de acentos presentes no portugues, o conjunto de regras se aplica em relação a classificação das palavras, então uma vez que identificamos quais são, fica mais fácil. 

  • As oxítonas acentuadas são: 

Terminadas em vogais tônicas abertas – pontapé, dominó, está.

Terminadas nos ditongos abertos “éu”, ‘éi” e “ói” – fiéis, céu, dodói.

Terminadas em ditongos nasais – também: refém, harém.

Terminadas em vogais tônicas fechadas com “e” e “o” – maltês, inglês, robô.

Verbos conjugados com pronomes terminados em vogais tônicas fechadas “e” e “o” – tê-lo; fazê-lo.

  • As paroxítonas acentuadas são:

Terminadas em “l” – frágil, palpável, ágil.

Terminadas em “n” – pólen, hífen.

Terminadas em “i”  com ou sem o “s”- táxi, júri, lápis.

Terminadas em “r” – caráter, máter, éter.

Terminadas em “x” – fênix, ônix, córtex.

Terminadas em “ps” – fórceps, bíceps.

Terminadas em “ã” – órfã, satã.

Terminadas em “ão” – órgão, sótão.

Terminadas em “on” – nêutron, próton.

Terminadas em “um” – médium, álbum.

Terminadas em “us” – ônus, vírus.

Terminadas em ditongos – boêmia, mágoa, espádua.

  • As proparoxítonas sempre serão acentuadas.

Exemplos: árvores, península, ridículo, incômodo.