Saber como interpretar poemas no Enem é fundamental para ter um bom desempenho na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Isso porque o exame inclui questões que envolvem a análise de textos e conteúdos literários.
Assim, os poemas no Enem exigem uma leitura atenta e uma compreensão profunda dos recursos linguísticos e estilísticos presentes. Além disso, por serem obras repletas de sentimentos e figuras de linguagem, é importante reconhecer e avaliar esses elementos para captar a mensagem central e responder às perguntas com precisão.
Se você acredita que esse tipo de análise é um desafio, continue a leitura desse artigo e conheça algumas estratégias para facilitar essa interpretação!
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ToggleO que é um poema?
Antes de mais nada, vamos entender o que é um poema. Para isso, primeiro, é importante diferenciar os conceitos de poema e poesia.
De acordo com Marta Cocco, doutora em Letras e Linguística, poesia é “todo o processo de criação, que começa na relação entre o criador e aquilo que o motiva, o estimula, o inspira a criar: uma paisagem, uma paixão por alguém, um problema pessoal, um problema coletivo de ordem político-social, etc.”.
Nesse sentido, como a poesia é um processo criativo, ela pode se manifestar em diferentes formatos: pintura, música, texto, entre outros. Assim, o poema, de acordo com a pesquisadora, é manifestação da poesia na forma escrita. Ele é “o resultado final, o produto gerado, tal como um tela, tal como uma composição”.
Nesse contexto, o poema é um gênero textual que se caracteriza, em geral, pela presença dos seguintes elementos:
- Divisão em versos e estrofes;
- Presença de ritmo e musicalidade;
- Uso recorrente de figuras de linguagem;
- Manifestação de subjetividade e emoção;
- Permissão de certa liberdade formal (em alguns casos).
O poema é uma expressão do gênero literário poético. De acordo com Napoleão Mendes de Almeida, em sua Gramática Metódica da Língua Portuguesa (p.586), o gênero poético “tem por fim essencial o Belo, ao qual se subordinam todos os demais fins que possa ter o autor”.
Essa informação é muito importante para a interpretação de poemas no Enem. O objetivo maior do texto poético é a expressividade, a beleza e a sonoridade, ou, como diz Almeida, o Belo. Para isso, o autor vai trabalhar no nível sintático, com inversões da ordem direta do texto, e também semântico, com o uso da linguagem conotativa ou figurada.
Como os poemas são abordados no Enem?
As questões do Enem que envolvem análise de poemas estão relacionadas com a competência 5 da Matriz de Referência:
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estruturas das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
Tipos de questões com poema no Enem
Na prática, podemos dividir as questões que trazem poemas em dois tipos: as que pedem a interpretação do texto em si e as que utilizam o poema apenas como contexto para outro tópico. Vamos ver um exemplo de cada uma para ficar mais claro.
Questão 1 – Enem 2020
As cartas de amor
deveriam ser fechadas
com a língua.
Beijadas antes de enviadas.
Sopradas. Respiradas.
O esforço do pulmão
capturado pelo envelope,
a letra tremendo
como uma pálpebra.
Não a cola isenta, neutra,
mas a espuma, a gentileza,
a gripe, o contágio.
Porque a saliva
acalma um machucado.
As cartas de amor
deveriam ser abertas
com os dentes.
CARPINEJAR, F. Como no céu. Rio de Janeiro: Bertrand Russel, 2005.
No texto predomina a função poética da linguagem, pois ele registra uma visão imaginária e singularizada de mundo, construída por meio do trabalho estético da linguagem. A função conativa também contribui para esse trabalho na medida em que o enunciador procura
a) influenciar o leitor em relação aos sentimentos provocados por uma carta de amor, por meio de opiniões pessoais.
b) definir com objetividade o sentimento amoroso e a importância das cartas de amor.
c) alertar para consequências perigosas advindas de mensagens amorosas.
d) esclarecer como devem ser escritas as mensagens sentimentais nas cartas de amor.
e) produzir uma visão ficcional do sentimento amoroso presente em cartas de amor.
Comentário: Para resolver essa questão, você não precisa nem mesmo ler o poema. Basta saber que a função conativa (ou apelativa) é a que tem foco no interlocutor e visa influenciar, convencer ou mobilizar alguém a tomar alguma atitude. Ela é muito utilizada no campo da publicidade e da propaganda, por exemplo. Dessa forma, somente por dominar esse conceito, você já consegue achar a resposta correta na letra A.
Questão 2 – Enem 2021
A estratégia linguística predominante na configuração regional da linguagem representada na letra de canção é o(a)
a) ausência da marca de concordância nominal.
b) redução da sílaba final de determinadas palavras.
c) emprego de vocabulário característico da fauna brasileira.
d) uso da regra variável de concordância verbal.
e) supressão do R na sílaba final dos vocábulos.
Comentário: Para resolver essa questão, você de fato precisa ler e entender a estratégia do autor do poema. Dessa forma, você consegue perceber que ele utiliza de fato uma redução da sílaba final (“nin”, “cabelim”, “beijá”, etc.) para reproduzir uma variação linguística geográfica ou diatópica, que abrange os regionalismo. Por essa razão, a resposta é a letra B de bola!
5 passos para interpretar poemas no Enem
Agora que você já sabe como os poemas são abordados no Enem, é o momento de conhecer 5 passos práticos para interpretá-los e se dar bem no exame. Confira!
1. Leia o enunciado da questão
Antes de quebrar a cabeça para tentar interpretar o poema, entenda primeiro o que a questão está pedindo. Como vimos, há questões em que o poema aparece apenas como contexto. Nesses casos, você não precisa nem ler o texto para encontrar a alternativa correta.
2. Coloque as frases na ordem direta
Se a questão estiver pedindo a interpretação do poema, lembre-se que um dos principais elementos que os autores utilizam para dar mais expressividade para o texto e gerar as rimas é a inversão das frases, com a quebra da ordem direta.
Então, ao colocar as frases novamente na ordem Sujeito-Verbo-Complemento, a mensagem já ficará bem mais clara para você. Para dar um exemplo, vamos analisar dois versos do hino nacional do Brasil:
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
Agora vejamos o texto em ordem direta:
- As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.
Já fez mais sentido, não é mesmo?
3. Corte versos desnecessários
Muitas vezes, a mensagem principal de uma estrofe está em apenas um ou dois versos. O restante do texto tem apenas valor estilístico, não traz informações novas. Para entender melhor, vamos analisar um trecho de um poema de uma questão do Enem de 2021:
Você se julga um tanto bom e até perfeito
Por qualquer coisa deita falação
Mas eu conheço bem o seu defeito
e não vou fazer segredo não.
Agora perceba que a informação mais importante da estrofe está no terceiro verso “eu conheço o seu defeito”. O restante do texto é apenas suporte da ideia central. Logo, se você quer entender melhor a ideia principal do autor, pode descartar os demais versos.
4. Identifique as figuras de linguagem
Conhecer bem as figuras de linguagem é fundamental para poder analisar como o autor utiliza a linguagem conotativa para passar sua mensagem. O processo de identificação desses elementos ocorre por partes.
Primeiramente, ao colocar o texto na ordem direta, você já vai identificar as figuras de construção, que estão mais ligadas à estrutura sintática, como a perífrase, o zeugma, a elipse, o pleonasmo, entre outras.
Com o texto já na ordem natural, uma estratégia para identificar as outras figuras de linguagem é entender as dimensões do poema. De acordo com o poeta Ezra Pound, em seu livro O ABC da Literatura (p.38), essse gênero textual possui três camadas:
- Melopeia: o som das palavras. Aqui você consegue identificar as figuras fônicas, como a aliteração, a assonância, a onomatopeia, entre outras, que trabalham com principalmente com repetição de fonemas vocálicos e consonantais.
- Fanopeia: as imagens e sensações que as palavras expressam. Aqui entram as figuras de palavra (metárforas, metonímia, catacrese, etc.) e figuras de pensamento (antítese, hipérbole, eufemismos, etc.), que representam os aspectos semânticos do texto e que alteram o sentido original dos termos.
- Logopeia: o sentido e a ordem das palavras. Aqui você vai fazer a interpretação de fato do texto.
5. Analise o contexto do poema
Por fim, você precisa ampliar seu repertório cultural para poder entender melhor o contexto em que o poema foi produzido. Isso envolve saber:
- Informações do autor (temas preferidos, artifícios literários mais utilizados por ele);
- Período de produção do texto (contexto histórico);
- Movimentos literários (romantismo, modernismo, barroco, etc.).
Ter esse conhecimento prévio vai ser primordial para seu desempenho na prova, pois em determinadas questões querem que você mostre conhecimento do contexto que envolve o autor ou o movimento literário. Nesses casos, o poema está ali apenas para exemplificar.
Para te ajudar a lembrar desse passo a passo, preparamos um infográfico de como interpretar poemas no Enem:
Referências
- Gramática Metódica da Língua Portuguesa, Napoleão Mendes de Almeida, página 586;
- Poesia e poema são sinônimos?, Marta Cocco, páginas 1 a 4;
- Matriz de Referência do Enem, página 3;
- ABC of Reading, Erza Pound, página 38.