Na literatura, verso, estrofe e rima são elementos de ordem estética que compõem a estrutura de um poema. Por causa deles, conseguimos facilmente diferenciar os poemas dos textos em prosa, que apresentam parágrafos.

O que é verso?

Verso é cada linha ritmada de um poema, podendo apresentar uma ou mais palavras. Como exemplo, veja abaixo a contagem de versos de um poema de Carlos Drummond de Andrade:

Construção

1. Um grito pula no ar como foguete.

2. Vem da paisagem de barro úmido, caliça e andaimes hirtos.

3. O sol cai sobre as coisas em placa fervendo.

4. O sorveteiro corta a rua.

5. E o vento brinca nos bigodes do construtor.

Como temos cinco linhas nesse poema, logo temos cinco versos.

Classificação dos versos

De acordo com o número de sílabas poéticas (métrica) apresentadas pelos versos, temos a seguinte classificação:

1 sílaba: verso monossílabo;

2 sílabas: verso dissílabo;

3 sílabas: verso trissílabo;

4 sílabas: verso tetrassílabo;

5 sílabas: verso pentassílabo, mais conhecido como redondilha menor;

6 sílabas: verso hexassílabo;

7 sílabas: verso heptassílabo, mais conhecido como redondilha maior;

8 sílabas: verso octossílabo;

9 sílabas: verso eneassílabo;

10 sílabas: verso decassílabo, mais conhecido como medida nova;

11 sílabas: verso hendecassílabo;

12 sílabas: verso dodecassílabo, mais conhecido como alexandrino;

13 sílabas ou mais: verso bárbaro.

Outras classificações

1. Versos isométricos: são poemas que possuem o mesmo número de sílabas poéticas em todos os versos.

2. Versos heterométricos (versos livres): são poemas que possuem versos com número de sílabas poéticas diferentes, mas sem abrir mão da musicalidade.

3. Versos brancos: são versos que não apresentam rima, no entanto podem apresentar métrica.

O que é estrofe?

Estrofe ou estância é cada um dos agrupamentos de versos em que se divide um poema.

Neste outro poema de Drummond, temos dois agrupamentos de versos, ou seja, temos duas estrofes. Os quatro primeiros versos compõem a primeira estrofe e os seis últimos versos compõem a segunda estrofe.

No meio do caminho

(1ª estrofe)

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra.

(2ª estrofe)

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

Classificação das estrofes

O número de versos agrupados em cada estrofe pode variar. Dessa forma, temos a seguinte classificação das estrofes quanto ao número de versos:

1 verso: monóstico;

2 versos: dístico;

3 versos: terceto;

4 versos: quadra ou quarteto;

5 versos: quintilha;

6 versos: sexteto ou sextilha;

7 versos: sétima ou septilha;

8 versos: oitava;

9 versos: nona;

10 versos: décima;

Mais de 10 versos: irregular.

Poemas de forma fixa

Alguns poemas apresentam composição de forma fixa, ou seja, um padrão de agrupamento de versos. São eles:

Soneto: dois quartetos e dois tercetos;

Balada: três oitavas e um quarteto;

Vilancete: um terceto e outros tipos de estrofes, à escolha do poeta;

Rondó: apenas quartetos, ou então quartetos combinados com oitavas;

Haicai: um terceto distribuído da seguinte forma: 1º verso com cinco sílabas poéticas / 2º verso com sete sílabas poéticas / 3º verso com cinco sílabas poéticas. Exemplo de haicai:

Mocidade

Guilherme de Almeida

Do beiral da casa

(ó telhas novas, vermelhas)

vai-se embora uma asa.

O que é rima?

Rima é um recurso musical baseado na repetição de sons iguais ou semelhantes no final dos versos (rima externa) ou no interior dos versos (rima interna).

No seguinte trecho da canção “Quando o Carnaval chegar”, de Chico Buarque, é possível identificar tanto rimas externas quanto rimas internas:

Quem me vê sempre parado, distante

Garante que eu não sei sambar

Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

Eu tô só vendo, sabendo, sentindo,

Escutando, não posso falar

Tô me guardando pra quando o carnaval chegar

Classificação das rimas externas

As rimas externas classificam-se em:

Intercaladas ou opostas: o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo verso rima com o terceiro (ABBA). Exemplo:

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto (A)

Que o meu peito dói como em doença (B)

E quanto mais me seja a dor intensa (B)

Mais cresce na minha alma teu encanto. (A)

(Soneto de Contrição, de Vinícius de Moraes)

Alternadas ou cruzadas: o primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo verso rima com o quarto (ABAB). Exemplo:

Distante o meu amor, se me afigura (A)

O amor como um patético tormento (B)

Pensar nele é morrer de desventura (A)

Não pensar é matar meu pensamento. (B)

(Soneto de Carnaval, de Vinícius de Moraes)

Emparelhadas ou paralelas: o primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro verso rima com o quarto (AABB). Exemplo:

Vagueio campos noturnos (A)

Muros soturnos (A)

Paredes de solidão (B)

Sufocam minha canção (B)

(A luta corporal, de Ferreira Gullar)

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