A forma correta é diretor-geral, com hífen. Neste artigo, vamos explicar o porquê da palavra ser escrita dessa maneira. Vejamos!

Hífen

Na língua portuguesa, segundo as regras do Acordo Ortográfico, todas as palavras compostas formadas com o adjetivo geral devem ser escritas com hífen.

ex: diretor-geral, gerente-geral, relator-geral, ouvidor-geral, procurador-geral, secretário-geral, etc.

Vale acrescentar que o termo em análise é formado por justaposição. Isso significa que, no processo de combinação, os radicais das palavras não sofrem alteração e mantêm sua ortografia original.

Feminino

Geral é um adjetivo uniforme ou de dois gêneros. Nesse sentido, ele não apresenta flexão para o feminino ou para o masculino.

Dessa forma, para passar o substantivo composto diretor-geral para o feminino, basta flexionarmos o primeiro termo: diretora-geral.

Qual o plural de diretor-geral?

Nos substantivos compostos formados pela união de um substantivo com um adjetivo, ambos os termos devem ir para o plural.

Assim, o plural de diretor-geral é diretores-gerais. A mesma regra se aplica a todas as palavras compostas com o termo geral: gerentes-gerais, procuradores-gerais, secretários-gerais, etc.

Gostou do texto? Então, vale a pena ler também:

Assista também ao vídeo que fizemos sobre se a forma correta é sociocultural ou socio-cultural: