A forma correta é drive-thru ou drive thru? A palavra tem ou não tem hífen? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida e falar sobre a origem do termo. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
ToggleCom hífen ou sem hífen?
Dois dos principais dicionários da língua inglesa, o Merriam-Webster e o Cambridge Dictionary, trazem a forma drive-thru ou drive-through – com hífen.
Assim, a forma correta de escrever a palavra é drive-thru.
Vale destacar que, apesar de ser um termo muito utilizado pelos falantes da língua portuguesa, a maioria dos dicionários do nosso idioma – como Aulete, Michaelis e Priberam – não registra o vocábulo.
A palavra também não aparece no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras.
Classificação
Segundo o Merriam-Webster e o Cambridge Dictionary, a palavra pode ser usada como substantivo ou adjetivo. Vejamos um exemplo de cada caso:
ex1: Ontem passei no drive-thru do Mc Donalds e comprei um sorvete. (substantivo)
ex2: Nessa semana, abriu um restaurante drive-thru no meu bairro. (adjetivo)
Origem
A expressão drive-thru teve origem em um modelo de negócio criado pelo americano Royce Hailey, em 1931. A ideia é que a pessoa pudesse comprar uma refeição sem precisar sair do carro.
A palavra não tem uma tradução para o português, sendo usada em sua forma original. Contudo, por se tratar de um estrangeirismo, recomenda-se que o termo seja escrito sempre em itálico ou entre aspas para indicar que se trata de um vocábulo estrangeiro.
A dificuldade do TH
Para os falantes da língua portuguesa, uma das maiores dificuldades da palavra drive-thru é a pronúncia do som [θ], das letras “th”, que não existe em nosso idioma.
Assim, a maior parte das pessoas acabam pronunciando a letra “t” ou “f” no lugar do “th”. No campo da fonologia, esse processo é chamado de assimilação. Isso acontece quando o falante substitui um som por outro próximo a ele.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos com 3 dicas para escrever um e-mail profissional:
Gostou do texto? Então, inscreva-se gratuitamente no Clube do Português para receber mais dicas para ficar afiado na língua portuguesa.