Tanto específico, com acento agudo, quanto especifico, sem acento, são palavras que existem na língua portuguesa. Elas, contudo, pertencem a classes gramaticais distintas. Neste artigo, vamos mostrar quando usar cada uma.

Específico

Específico, com acento agudo, é um adjetivo que indica algo particular ou peculiar a um indivíduo, situação ou espécie. É o antônimo de genérico. O vocábulo pode apresentar variação de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural). Vejamos alguns exemplos de uso desta palavra:

  • Ele tinha uma problema muito específico para resolver.
  • O urso polar é um mamífero que vive em um região específica do planeta: o círculo polar Ártico.
  • Existem doenças que aparecem em grupos específicos da população.

Vale destacar que o termo vem do latim specificus e recebe acento por ser uma palavra proparoxítona. Isso significa que sílaba tônica é a antepenúltima (es-pe--fi-co).

Na língua portuguesa, todas as proparoxítonas são acentuadas: último, máscara, otona, chácara, cara, dico, etc.

O vocábulo também pode funcionar como substantivo. Nesse caso, ele sempre virá acompanhado de um determinante (artigo, numeral ou pronome).

ex: Na hora de dar um feedback, sempre prefira o específico ao genérico.

Especifico

Especifico, sem acento, é a conjugação do verbo especificar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo:

  • Eu especifico
  • Tu especificas
  • Ele especifica
  • Nós especificamos
  • Vós especificais
  • Eles especificam

A palavra é uma paroxítona terminada em “o” (es-pe-ci-fi-co). No português, esse tipo de paroxítona não é acentuada. Vamos conferir outras palavras que se encaixam nesta mesma regra: menino, garoto, deputado, enjoo, inimigo, etc.

Específica x Especifica

Para fechar este artigo, vale pontuar que as palavras específica e especifica também existem no nosso idioma.

Específica, com acento, é um adjetivo (feminino de “específico). Já especifica, sem acento, é a conjugação do verbo especificar na terceira pessoa do presente do indicativo (ele especifica) e na segunda pessoa do imperativo afirmativo (especifica tu).

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.