A língua portuguesa é o idioma oficial de mais de 250 milhões de pessoas em dez países, estando entre os dez idiomas mais falados do planeta.

Dado esse fato, acredito que é muito importante saber como foi que o portugues surgiu, como se desenvolveu e chegou ao que é hoje em dia. 

Vamos ver um pouco de história e curiosidades sobre nosso idioma e de tantos outros países pelo mundo.

Origem da língua portuguesa

Cada idioma tem seu país originário, e o português, por mais óbvio que pareça que seu início em Portugal, o país europeu, teve origem graças a duas outras línguas.

Mas você sabe como o portugues realmente surgiu?

A língua é proveniente do latim vulgar. O português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica, assim como o espanhol, o francês, o italiano, o romeno, o provençal, o catalão, o franco-provençal, o dálmata, o sardo e o rético.

O latim literário, utilizado nos escritos com intenções artísticas, foi evoluindo progressivamente a partir do século III a.C. até chegar à alta perfeição da prosa de Cícero e César, no século I a. C. Um idioma utilizado por poucos.

Como o uso do latim literário era praticado por uma pequena elite, o latim corrente, utilizado pelos mais variados grupos sociais da Itália e das províncias, foi classificado como latim vulgar. Foi esse latim que os soldados, colonos e funcionários romanos divulgaram nas regiões conquistadas. Então o latim vulgar passou a ser falado não só na Península Itálica, mas também por povos de raças tão diversas, como na Gália, na Hispânia, na Récia e na Dácia. É devido a essa expansão, sem nenhum controle normativo, que surgem as línguas românicas.

Em 711, os árabes invadiram a Península Ibérica e, no tempo que ali dominaram, contribuíram fortemente na ciência, na cultura e na língua (principalmente no que diz respeito ao léxico).

E na região que compreendia o Condado da Galiza e a faixa lusitana entre o Douro e o Minho, ficou consolidado o galego-português. Com a unificação de Portugal, que teve suas fronteiras definidas no século XVII, estabeleceu-se o portugues o galego – portugues como seu idioma oficial. Datam também do século XIII os primeiros documentos redigidos integralmente nesse idioma, o qual se conservou até meados do século XIV. 

Então podemos sim afirmar que o portuges foi descendente do latim vulgar e também de línguas árabes, com pequenas influências de diversos outros idiomas que resultaram no galego e posteriormente no portugues que conhecemos.

Do latim ao português

As etapas na evolução do latim ao português atual ficaram assim conhecidas:

  • Latim lusitânico: língua falada na Lusitânia, desde a implantação do latim até o século V. Não apresenta texto escrito;
  • Romance lusitânico: língua falada na Lusitânia, do século VI ao século IX. Não apresenta texto escrito;
  • Português proto-histórico: língua falada na Lusitânia, do século IX até fins do século XII, com textos escritos em latim bárbaro (modalidade usada em documentos forenses da Idade Média);
  • Português arcaico: do início do século XIII até a primeira metade do século XVI. Nesse período surge a primeira gramática da língua portuguesa, escrita por Fernão de Oliveira e impressa em 1536, em Lisboa;
  • Português moderno: iniciou-se na segunda metade do século XVI e estende-se até os dias de hoje.

História da língua portuguesa pelo mundo

Como é notoriamente sabido, os portugueses e caravelas partiram em busca de novos territórios e justamente por isso nosso idioma é falado em quatro continentes.

É o português a língua oficial de dez países hoje:

  • Portugal
  • Brasil
  • Angola
  • Cabo Verde
  • Guiné-Bissau
  • Guiné Equatorial
  • Moçambique
  • São Tomé e Príncipe
  • Timor Leste
  • Macau

Com a busca de novos territórios e de riquezas, os portugueses se estabeleceram em diversas regiões, tornando assim o seu próprio idioma como oficial em suas colônias.

História da língua portuguesa no Brasil

Desde o começo das aulas de história aprendemos que Pedro Álvares Cabral acabou aportando com seus marinheiros aqui no Brasil em uma viagem que em princípio era para ter destino a Índia, já que buscavam riquezas e especiarias. Mas nosso país sempre foi abundante em riquezas e a viagem não se tornou um caso de insucesso.

Com a chegada dos portugueses ao nosso território se deu a colonização, e mesmo que já houvesse moradores no local, o portugues foi sendo introduzido, e aprendido pelos que aqui estavam, de maneira que tornasse a comunicação possível. Assim sendo, o nosso idioma, apesar de tentativas de holandeses e franceses, se tornou oficialmente o portugues, antes de Portugal, agora portugues do Brasil.

Norma culta da língua portuguesa

Ao estudarmos mais sobre gramática, percebemos que a língua é um conjunto de elementos – as letras – que formam palavras, e quando juntas, expressam um significado completo, uma ideia. E cada grupo utiliza essa língua, ou idioma, para que seja possível a interação entre seus habitantes. Mas, nem por isso os cidadãos de um país utilizam sempre as mesmas palavras e expressões, principalmente quando falamos de um país de proporções continentais, como é o caso do Brasil. Existem diferenças de um local, ou estado, ou região, para outro, formando assim características, e vícios de linguagem. 

Dito isso, existem duas maneiras de um idioma ser apresentado, da forma escrita, que costuma seguir as regras impostas por cada idioma, e também a falada, que tende a ser menos obediente no que se refere às normas.

Por isso temos a norma culta, que é quando utilizamos fielmente todas as regras do idioma, e também a norma coloquial, utilizada principalmente quando falamos, deixando as normas da nossa língua um pouco de lado. 

Atualmente, a linguagem coloquial alcança um cenário mais amplo, se pensarmos nos aplicativos de mensagens.

Por isso é tão importante o estudo da nossa gramática, para que saibamos nos expressar de forma culta, ainda que ao falar ou digitar mensagens, a forma coloquial seja mais utilizada. Saber escrever bem um texto na nossa língua mãe é fundamental.

Novo acordo ortográfico

Pensando nisso, na importância de uma boa comunicação, clara, e sem tantas diferenças, foi redigido um acordo ortográfico que abrangesse os países que falam nosso idioma.

Em 1996 o portugues passou a ser uma das línguas oficiais da União Europeia, e no mesmo ano foi criada a Comunidade de Países de Língua Portuguesa – a CPLP – para que a parceria entre os países participantes aumentasse, visando a difusão do idioma.

Os lusófonos, como são chamados os países que falam o portugues, criaram juntos em 12 de outubro de 1990 o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, com objetivo de unificar as regras de gramática. Sendo assim, os países e algumas regiões espalhadas pelo mundo que falam portugues, apresentam em sua gramática as mesmas normas, facilitando ainda mais a comunicação entre seus habitantes e a difusão do idioma.

Dia da língua portuguesa

Adotado pelos 10 países que falam nossa língua, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado dia 5 de maio. Criado em 2009 em Cabo Verde, no continente africano, para que juntos os lusófonos tivessem seu próprio dia.
Porém, no Brasil também é considerado o dia 5 de novembro como o Dia Nacional da Língua Portuguesa, de acordo com a Lei n.º 11.310, criada em 12 de junho de 2006. 

Mas se querem saber o motivo do Brasil ter um dia a mais em que se celebra o idioma, a resposta vem fácilmente, a data foi escolhida por ser o dia do nascimento de um dos mais famosos escritores e políticos brasileiros, Rui Barbosa, que ficou conhecido como Águia de Haia por seu olhar detalhista, era um profundo estudioso da nossa língua.

Já Portugal celebra o próprio dia em 10 de junho, pois Luís de Camões, renomado poeta da nossa língua, faleceu na mesma data, em 1850.

Para marcar o dia internacional, os países pertencentes à CPLP costumam programar atividades que chegam a durar a semana toda, com objetivo de difundir a paixão pela língua portuguesa através de encontros com escritores, exibição de peças e filmes, saraus com músicas e poesias, entre outros tipos de programações especialmente preparadas para a data. Isso inclui eventos abertos ao público e também em escolas e cursos de idiomas onde o portugues é ensinado.

Museu da língua portuguesa

Não poderíamos encerrar esse texto sem mencionar o espaço criado para exaltar a nossa língua. Fundado em 20 de março de 2006, no Museu da Luz em São Paulo, o Museu da língua portuguesa foi criado, de acordo com o texto encontrado em sua página da internet, para “Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo.”

Em 2015 o museu sofreu com um incêndio e somente em 2021 ele foi reaberto ao público.

Lá podemos encontrar diversos tipos de exposições e atividades interativas para todas as idades. 

Por lá diversos nomes importantes da nossa cultura foram homenageados e o espaço ainda conta com uma área para especial para eventos, que pode ser locada para utilização de visitantes

Nosso idioma é rico, cheio de nuances, e de obras incríveis. É necessário fazer muitas homenagens a quem o estuda e difunde, seja através de aulas ou de forma cultural. Por isso, viva o português!

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.