Assim como os seres humanos, os animais também precisam se comunicar. No entanto, como não são capazes de formar palavras e frases, eles usam os mais diversos sons para se expressarem. 

Esses sons também são chamados de vozes dos animais e são utilizados pelos bichos para múltiplas finalidades, como atrair parceiros, delimitar território, afastar predadores e se comunicar com o resto do bando. Neste artigo, você vai saber qual o nome dos sons dos animais. Acompanhe!

Qual o nome dos sons dos animais?

Cada animal emite um som diferente do outro e todos esses sons possuem uma denominação. Vamos conhecer a seguir os principais. Confira!

ANIMALSOM
AntaAssobia
BurroZurra – Relincha
CachorroLate – Rosna – Ladra
CavaloRelincha – Rincha – Bufa
CigarraCanta
CobraChocalha- Sibila
CoelhoChia- Guincha
CorujaPia 
ElefanteBerra – Brama
GalinhaCacareja – Pia
GaloCanta 
GatoMia – Ronrona
InsetoZumbe – Chia
LeãoRuge – Brama – Urra
LoboUiva – Ladra
MacacoGrita – Assobia
PapagaioParla-Fala
PatoGrasna
PintoPia
SapoCoaxa – Grasna
TigreRuge – Brama
ZebraRelincha – Zurra
Nomes das vozes dos animais.

Por que os animais emitem sons?

Como explicado anteriormente, são diversos os motivos pelos quais os animais emitem sons. Vamos conhecer algumas das principais finalidades abaixo:

Para atrair parceiros

Uma das maiores razões pelas quais os animais emitem sons é para atrair parceiros com o propósito de se reproduzirem. Entretanto, cada espécie possui um som único para essa finalidade. Os pássaros, por exemplo, costumam emitir sons longos e agradáveis durante o período de reprodução.

Para delimitar território

Além dos sons dos animais que são emitidos para atrair parceiros, uma outra função muito comum desses conhecidos barulhos dos bichos é delimitar território, afastando concorrentes ou predadores. Nesse caso, podemos citar o leão, que por meio do seu forte rugido afasta os intrusos e mostra que a área já tem dono. 

Para se comunicar com o restante do bando

Os sons dos animais também são muito usados para a comunicação entre eles. Entretanto, o som para reunir o bando tende a ser bem diferente do som para espantar os invasores que tentam se aproximar Os leões mesmo, quando querem se agrupar, usam sons mais suaves. O mesmo processo ocorre com os golfinhos quando querem se encontrar uns com os outros. 

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.