Afinal, qual o plural de Pix? Por ser uma palavra recente no vocabulário da língua portuguesa, ainda não há uma resposta definitiva para esta questão. Contudo, baseado nas regras do nosso idioma, é possível indicar alguns caminhos. Neste artigo, vamos falar mais sobre este tema. Vejamos!

Qual a origem da palavra Pix?

O Pix é um sistema instantâneo de pagamentos que foi criado pelo Banco Central (Bacen) e lançado em 19 de fevereiro de 2020. O termo, apesar de curto, não é uma sigla.

De acordo com o Bacen, o nome foi escolhido por lembrar um termo moderno e tecnológico, fazendo referência à palavra pixels, que indica os pontos luminosos das telas de equipamentos eletrônicos. Em outras palavras, a palavra Pix é uma marca.

Morfologicamente, o vocábulo pode ser classificado como um substantivo masculino. Com relação ao processo de formação de palavras, pode-se dizer que o termo confira um neologismo, que é um processo que ocorre quando novas palavras são criadas para suprir uma lacuna de signifcação.

Vale destacar também que, segundo o dicionário Merriam Webster, na língua inglesa, pix é o plural de pic (fotografia em português).

Plural das palavras terminadas com X

Em geral, na língua portuguesa, a formação do plural dos substantivos terminados em -x é invariável, mantendo a mesma forma da palavra no singular:

  • o tórax – os tórax;
  • o ónix – os ónix;
  • o látex – os látex.

Há, contudo, algumas exceções a essa regra. Por exemplo, o plural da palavra fax é faxes. Nesse contexto, há duas possibilidades mais factíveis para o plural da palavra Pix:

  1. O plural invariável: os Pix.
  2. O plural com -es (como ocorre com “fax”): os Pixes.

Em resumo, o plural de Pix pode ser Pix ou Pixes.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.